Etapa espetacular e com vencedor impróvavel, Rohan Dennis vence em casa e é o novo líder do Tour Down Under!
O australiano Rohan Dennis (Jumbo – Visma) venceu a etapa 2 do Tour Down Under, uma ligação de 156km entre Brighton e Victor Harbor, numa jornada com um final de grande qualidade, que nos deixou sempre na expectativa do que poderia acontecer. Dennis atacou já dentro do km final e bateu, por 2s, Jay Vine (UAE Team Emirates), Mauro Schmid (Soudal – Quick-Step) e Simon Yates (Team Jayco – AlUla), para subir à liderança da geral!
Após um início de etapa algo rápido, Manuele Boaro (Astana Qazaqstan Team) e Johan Jacobs (Movistar) formaram a primeira fuga do dia, mas o seu destino estava um punhado de kms à frente. Ao km 50, o vento cruzado surgiu e foram a UAE Team Emirates e a Jayco – AlUla a partirem o pelotão, com um grupo de cerca de 50 unidades a manter-se na dianteira. Quando a corrida mudou de direção, porém, o pelotão voltou a reagrupar e o efeito do vento cruzado acabou por ser anulado.
A subida a Nettle Hill, com 2km a 7.7%, acabou por ser decisiva. Jay Vine foi o primeirmo a mexer e distanciou-se do pelotão. Atrás dele, seguiram Simon Yates, Rohan Dennis, Mauro Schmid, e também Jai Hindley (Bora – Hansgrohe). Todos, exceto Yates, trabalharam arduamente para garantir que mantinham uma boa margem sobre o pelotão, já que as equipas dos sprinters ainda tinham uma boa parte dos seus comboios. No pelotão faltava Matthews e a Jayco. O australiano sofreu um problema mecânico, e apesar de ter tido uma pronta assistência, não voltou a conseguir reentrar no pelotão, acabando por perder mais de dois minutos para o grupo da frente.
A 11km do fim, o líder da geral, Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost), teve problemas físicos, com cãibras no perna direita, e foi forçado a parar, o que o fez descolar do pelotão e não mais reentrar. A reação do italiano foi de grande frustração, mas já nada havia fazer.
Com o pelotão a não conseguir fechar o espaço, a decisão deu-se entre os cinco da frente. Hindley foi o primeiro a atacar, mas, no km final, Dennis atacou na passividade dos adversários e não mais foi alcançado. Hindley não teve capacidade para o seguir, e o australiano da Jumbo – Visma seguiu para a primeira vitória do ano. Jay Vine sprintou para a segunda posição, a 2s, enquanto Hindley foi quinto, perdendo já 5s, e Caleb Ewan (Lotto – Dstny) foi sexto, comandando o pelotão, a 11s.
Dennis agora lidera com 3s de vantagem sobre Vine, enquanto Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers), terceiro a 12s, é o melhor jovem. Caleb Ewan lidera por pontos e Vine na montanha. A Alpecin – Deceuninck é a melhor equipa.
André Carvalho (Cofidis) cruzou a meta na 116ª posição, a 7:40 do vencedor, estando agora no 114º lugar da geral, a 8:14 de Rohan Dennis.
Resumo da Etapa
Classificações
Results powered by FirstCycling.com