Lionel Taminiaux vence em fuga a etapa 5 do Tour de Langkawi!
O belga Lionel Taminiaux (Alpecin-Deceuninck) venceu a quinta etapa do Tour de Langkawi, uma ligação de 172km entre Kuala Kangsar e Kulim, batendo ao sprint o neerlandês Julius Van den Berg (EF Education-EasyPost). O australiano Carter Bettles (ARA Pro Racing Sunshine Coast) foi terceiro a 4s.
A quinta etapa começou com um ritmo baixo. A 157km do fim, diversas tentativas de ataque aconteceram no pelotão mas nenhuma delas teve sucesso. A 136km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Igor Chzhan (Astana Qazaqstan Team) foi buscar a pontuação máxima.42km depois, na única contagem do dia, Jambaljamts Sainbayar (Terengganu Polygon Cycling Team) foi o primeiro a passar no alto.
A 84km do fim, Max Kanter e Mathias Norsgaard (Movistar Team), Ryan Gibbons (UAE Team Emirates), Gianni Moscon (Astana Qazaqstan Team), Sander Armée e Hugo Toumire (Cofidis), Sylvain Moniquet (Lotto Soudal), Ander Okamika (Burgos-BH), Van den Berg, Taminiaux e Bettles saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 14km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Kanter foi o mais forte. O grupo da frente tinha 1:30 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Uno-X Pro Cycling Team.
A 27km do fim, o grupo da frente tinha apenas 1:00 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Drone Hopper – Androni Giocattoli, pela Uno – X e pela ARA Pro Racing Sunshine Coast. 4km depois, no terceiro sprint intermédio do dia, Kanter foi novamente o mais forte. A 10km da meta, o grupo da frente tinha apenas 30s de vantagem sobre o pelotão.
A 3km da meta, Van den Berg atacou e ficou isolado na frente da corrida. Uns metros depois, Taminiaux saiu do grupo perseguidor e juntou-se a Van den Berg na frente da corrida. Nos metros finais, os dois começaram a marcar-se e Bettles que tinha saído do grupo perseguidor, estava perto de alcançar os dois da frente. Van den Berg lançou o sprint mas Taminiaux colocou-se na sua roda. O belga conseguiu passar, o neerlandês, nos últimos metros, para conquistar a sua segunda vitória da temporada. Bettles foi terceiro a 4s.
Ivan Ramiro Sosa (Movistar Team) manteve a liderança da classificação geral. Kanter foi quinto na etapa e subiu para a liderança da classificação por pontos. Nur Zariff (Terengganu Polygon Cycling Team) manteve a liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com