Bronze para Ivo Oliveira e Tata Martins num dia em que Filippo Ganna bate o Recorde do Mundo de perseguição individual!

Os Mundiais de Pista seguiram hoje para o terceiro dia, onde tivemos as primeiras medalhas conquistadas por Portugal. Portugal entrou na Corrida por Pontos com João Matias a subir ao velódromo e na Perseguição Individual e no Omnium Feminino com Ivo Oliveira e Tata Martins que subiram ao pódio! Também no dia de hoje se disputaram o 1km Masculino e o Sprint Feminino.

Corrida por Pontos

Pódio da Corrida por Pontos Masculina com Roger Kluge – Yoeri Havik – Fabio Van den Bossche (Photo: Davy Rietbergen/CV/SprintCyclingAgency©2022)

A Corrida por Pontos viu João Matias subir à pista para uma grande prova perante adversários de grande valia, como é caso do neerlandês Yoeri Havik que se sagrou campeão do Mundo da especialidade com 76 pontos, 40 conquistados em 2 voltas de avanço e 36 nos sprints.

A prova do português foi de nível razoável na sua estreia na Corrida por Pontos, dos Campeonatos do Mundo, conquistando a 15ª posição com 10 pontos, todos nos sprints. O pódio ficou completo com o alemão Roger Kluge, com 67 pontos, e o belga Fabio Van den Bossche, com 64 pontos.

Perseguição Individual

UCI 2022 Track World Championship Day 3 – Saint-Quentin-en-Yvelines (FRANCE) – 14/10/2022 – Men Individual pursuit – Jonathan Milan (ITA) – Filippo Ganna (ITA) – Ivo Oliveira (POR) (Photo: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022)

A Itália dominou a perseguição individual masculina com Filippo Ganna a conquistar o título mundial após marcar um novo recordo do Mundo de 3:59:636. Ganna bateu o seu compatriota Jonathan Milan por 4.1s, depois de ter estado a perder tempo para Milan, na primeira metade da prova.

UCI 2022 Track World Championship Day 3 – Saint-Quentin-en-Yvelines (FRANCE) – 14/10/2022 – Men Individual pursuit – Ivo Oliveria (POR – UAE Team Emirates) (Photo: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022)

O português Ivo Oliveira foi terceiro, com 4:08:738, após bater o britânico Dan Bingham por 1.2s! O português, que marcou o quarto melhor tempo na qualificação, estava a perder tempo na primeira metade da prova mas acabou por conseguir recuperar para bater o britânico na luta pelo bronze.

Omnium Feminino

Pódio do Omnium Feminino com Maike Van der Duin – Jennifer Valente – Tata Martins (Photo: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022)

O Omnium feminino foi ganho pela norte-americana Jennifer Valente que conquistou o seu primeiro título mundial, após conquistar 118 pontos. Valente bateu a neerlandesa Maike Van der Duin por apenas 9 pontos. O pódio ficou completo com a portuguesa Tata Martins que marcou 99 pontos e conquista pela primeira vez uma medalha na especialidade.

UCI 2022 Track World Championship Day 3 – Saint-Quentin-en-Yvelines (FRANCE) – 14/10/2022 – Women Omnium – Maria Martins (POR) (Photo: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022)

A corrida começou com Valente a dominar desde cedo, ela que venceu a prova de Scratch. Tata Martins foi oitava na prova de Scratch. No Tempo Race, Van der Duin foi mais forte e subiu para a liderança da prova por apenas 2 pontos sobre Valente. A portuguesa Tata Martins foi terceira, na Tempo Race, e aproximou-se do pódio. Na Corrida de Eliminação, Valente dominou e subiu para a liderança com 8 pontos de vantagem sobre Van der Duin. Tata Martins foi quarta e colocou-se na terceira posição empatada com a norueguesa Anita Stenberg. Na corrida por Pontos, Lotte Kopecky dominou mas o esforço da belga não foi suficiente para conseguir uma medalha. Valente conseguiu mais um ponto que Van der Duin e a norte-americana conquistou assim o título mundial. Tata Martins foi buscar apenas 3 pontos que lhe serviram para bater a canadiana Maggie Coles-Lyster por apenas 2s e Stenberg por apenas 3 pontos.

Sprint Feminino

Pódio do Sprint feminino com Lea Sophie Friedrich – Mathilde Gros – Emma Hinze (Photo: UCI Track Cycling / Twitter)

Na velocidade, a francesa Mathilde Gros confirmou todo o seu potencial que trazia da formação. A francesa venceu os dois sprints à alemã Lea Sophie Friedrich para conquistar o seu primeiro título mundial em elites. A multicampeã alemã Emma Hinze perdeu para Gros, nas meias finais, mas mesmo assim a alemã conseguiu sair da prova com uma medalha após vencer dois sprints à neerlandesa Laurine Van Riessen, na luta pelo bronze.

1km masculino

Pódio do 1km Masculino com Melvin Landerneau – Jeffrey Hoogland – Alejandro Martinez Chorro (Photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022)

A prova do km masculino foi dominada pelo neerlandês Jeffrey Hoogland que marcou um grande tempo de 58:106. O neerlandês bateu o francês, Campeão Europeu, Melvin Landerneau, por 1.4s e o espanhol Alejandro Martinez Chorro por 1.7s.

Foto principal: Federação Portuguesa de Ciclismo – Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock