Ethan Hayter vence Omnium e belgas vencem Madison ao quarto dia de Mundiais de Pista!

O dia 4 dos Mundiais de Pista em Saint-Quentin-en-Yvelines trouxe uma nova jornada bastante animada ao Velódromo francês, com o Omnium masculino a preencher grande parte do dia de corridas, mas também com o Madison feminino a ser das corridas mais animadas deste Campeonato. Nota ainda para a perseguição individual e para os 500m do lado feminino, que coroaram duas surpreendentes vencedoras!

Portugal esteve na pista com João Matias no Concurso de Omnium, com o português a concluir na 16ª posição, após um começo um pouco mais tremido, que o final não conseguiu alterar de forma significativa.

Omnium Masculino

O Omnium Masculino foi a grande corrida do quarto dia de Mundiais, com Ethan Hayter a brilhar numa prova de grande nível e consistência! O britânico terminou com 147pts, sem vencer qualquer corrida, mas terminando sempre nos quatro primeiros, para bater o francês Benjamin Thomas, com 127pts, e o neozelandês Aaron Gate, com 118pts.

João Matias foi o representante de Portugal na corrida, tendo sido 16º com 39pts conquistados. (Foto: UVP – FPC)

Na corrida inaugural de Scratch, Gate levou a melhor e conquistou a vitória numa corrida muito rápida. Juntamente com o japonês Shunsuke Imamura e o australiano Kelland O’Brien, Gate conquistou uma volta de avanço para vencer, com Hayter a ser quarto na meta. João Matias foi 19º.

Na Tempo Race foi Imamura a levar a melhor e a conquistar a vitória, ao conseguir dobrar o pelotão por duas vezes. O japonês venceu apenas 1 sprint, mas os pontos das voltas permitiram-lhe bater Hayter, que venceu 9 sprints, mas deu apenas uma volta de avanço, terminando com 29pts perante os 41pts de Imamura. Gate foi terceiro, com 24pts, perdendo assim a liderança da geral para o japonês, que já levava 78pts em duas corridas. João Matias acabou por ser dobrado, mas ainda venceu o sprint 24. Na geral, o português levava apenas 5pts.

A corrida de Eliminação trouxe-nos um super Benjamin Thomas, que bateu Ethan Hayter no final para levar assim pontos muito importantes e se colocar na disputa das primeiras posições. O canadiano Dylan Bibic acabou por ser terceiro, enquanto João Matias foi 9º e Imamura apenas 10º.

A Corrida por Pontos final trouxe um Hayter dominador, que só não venceu porque um outro ciclista voltou a dar duas voltas de avanço ao pelotão, neste caso, Niklas Larsen da Dinamarca. O britânico fez 37pts perante os 45pts de Larsen, mas eram suficientes para o título Mundial, revalidando assim um título que já tinha vencido em 2021! João Matias fechou a corrida em 10º, após ter vencido o último sprint, o que o colocou na 16ª posição final com 39pts somados nas quatro provas.

Madison Feminino

UCI 2022 Track World Championship Day 4 – Saint-Quentin-en-Yvelines – France – 15/10/2022 – Women Madison – Lotte Kopecky (BEL) – Shari Bossuyt (BEL) – photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022

Naquela que foi talvez a prova mais emocionante da tarde deste sábado, a Bélgica com Lotte Kopecky e Shari Bossuyt conquistou a prova de Madison, fechando com 32pts perante os 31pts da seleção francesa, que até acreditou ter vencido após um erro da realização no final. Para Clara Copponi e Valentine Fortin, foi a terceira prata consecutiva na corrida, o que lhes deixou também um sabor amargo pelo resultado. O bronze foi para a Dinamarca de Amalie Dideriksen e Julie Leth, que fecharam com 23pts.

A França foi a nação que mais batalhou durante toda a corrida, o que fez a dupla de Copponi e Fortin destacar-se na dianteira. A Bélgica, porém, não conseguiu pontuar nos 8 primeiros sprints, mas foi na fase final que surgiram em força para o Ouro! A dupla foi a única a conseguir somar uma volta de avanço, que lhe custou bastante, já que ainda passou dois sprints na frente, isolada, mas com a volta a ser completa, o final foi bastante tenso, e bem que Bossuyt e Kopecky podem agradecer às dinamarquesas, que se isolaram nas últimas voltas e levaram o sprint final para assegurarem o bronze.

Perseguição Individual Feminina

UCI 2022 Track World Championship Day 4 – Saint-Quentin-en-Yvelines – France – 15/10/2022 – Men Omnium – Points Race – Franziska Brausse (GER) – Bryony Botha (NZL) – Josie Knight (GBR) – photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022

Na Perseguição Individual Feminina, a alemã Franziska Brausse conquistou finalmente o Ouro, após o bronze de 2020 e a prata de 2021! Brausse completou os 3km em 3:19:427, batendo a neozelandês Bryony Botha por 442 milésimas de segundo! O pódio ficou completou com a britânica Josie Knight, que com 3:21:459 bateu a alemã Mieke Kroger.

500m TT Feminino

UCI 2022 Track World Championship Day 4 – Saint-Quentin-en-Yvelines – France – 15/10/2022 – Women 500mt Time Trial – Taky Marie Divine Kouame (FRA) – Emma Hinze (GER) – Yufang Guo (CHN) – photo Davy Rietbergen/CV/SprintCyclingAgency©2022

Na única final de velocidade do dia, a francesa Taky Marie Divine Kouame mostrou ser um talento geracional para esta corrida, ao conquistar o Ouro com apenas 20 anos, com um registo de 32.835s a bater a supercampeã alemã Emma Hinze, que foi segunda a 216 milésimas de segundo! O bronze foi para a chinesa Yufang Guo, a 379 milésimas de segundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock