Arnaud Demare volta a vencer a Paris – Tours na despedida de Philippe Gilbert!

O francês Arnaud Demare (Groupama – FDJ) conquistou este domingo a 116ª edição da Paris – Tours, clássica com 213.5km entre Chartres e Tours, batendo ao sprint o irlandês Sam Bennett (Bora – Hansgrohe) e o belga Edward Theuns (Trek – Segafredo), para conquistar a sétima vitória da temporada!

A 116ª Paris – Tours marcava a despedida do profissionalismo do lendário Philippe Gilbert (Lotto Soudal), vencedor de quatro dos cinco monumentos e de inúmeras clássicas do World Tour, mas também de Niki Terpstra (TotalEnergies), Sebastian Langeveld (EF Education – EasyPost) e Dimitri Claeys (Intermarche – Wanty – Gobert). De início, os ataques surgiram para formar a fuga do dia, com Jonas Abrahamsen (Uno-X Pro Cycling Team), Clement Carisey (Go Sport – Roubaix Lille Métropole), Alexis Gougeard (B&B Hotels – KTM), Romain Cardis (St. Michel – Auber 93) e Mael Guegan (Team U Nantes Atlantique) a estabelecerem-se na frente com 180km para o fim.

A Jumbo – Visma, a UAE Team Emirates e a Alpecin – Deceuninck assumiram a liderança do pelotão, deixando o grupo ganhar uma vantagem de quase 7:00. A Groupama juntou-se também depois no trabalho, mas a vantagem foi-se estabelecendo entre os 5 e os 6 minutos durante bastante tempo. As quedas foram acontecendo em setores de gravel mais críticos da corrida, com Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) e Anthony Turgis (TotalEnergies) a ficarem envolvidos a 68km do fim.

Rui Oliveira em ação na Paris – Tours.

Com 63km por percorrer, Sam Bennett (Bora – Hansgrohe) teve uma iniciativa surpreendente, atacando com resposta pronta de Kim Heiduk (Ineos Grenadiers). Na resposta, 3km depois, Rui Oliveira (UAE Team Emirates) escapou com Clement Russo (Arkea – Samsic), Tim van Dijke (Jumbo – Visma), Alex Kirsch (Trek – Segafredo), Antoine Raugel (AG2R Citroen Team), Olivier le Gac (Groupama – FDJ) e Luca Mozzato (B&B Hotels – KTM).

Os grupos intermédios estavam a pouco mais de 3min da dianteira, a 50km do fim, com o pelotão a 3:50. A junção aconteceu a 45km da meta, mas o grupo já havia perdido unidades, como Tim van Dijke, devido a furo, e Rui Oliveira, por incapacidade. A 39km da chegada, o quinteto da frente permanecia unido, com Bennett, Heiduk, Russo, Mozzato e Kirsch a 1:45, e o pelotão a 2:30. Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team) sofria pouco depois com problemas mecânicos, sendo forçado a trocar de bicicleta.

A 25km do fim, Gougeard cedeu na frente e foi rapidamente alcançado pelo segundo grupo, onde Sam Bennett continuava a trabalhar afincadamente para chegar à frente. No pelotão, a Groupama – FDJ perseguia para tentar levar Arnaud Demare à vitória. Os ataques continuaram a suceder e com 13km pela frente foi Abrahamsen a isolar-se, recebendo pouco depois a companhia de Heiduk, Kirsch e le Gac, com o pelotão a ir alcançando os restantes escapados progressivamente.

O quarteto na dianteira trabalhou bastante bem e entrou nos 4.5km finais com 15s de vantagem, mas acabou por ser alcançado a 1.5km da meta, graças ao trabalho de várias equipas na cabeça do pelotão. O sprint começou a lançar-se com a Arkea – Samsic bem na frente, mas foi a Groupama a aparecer a partir de trás, com Demare a ser lançado na perfeição para conquistar a sua segunda vitória na corrida! Atrás de si, Theuns parecia estar seguro para fechar no segundo posto, mas Bennett tinha ainda reservas de energia e conseguiu fechar na posição de prata, com o belga a acabar em terceiro.

Rui Oliveira terminou em 65º a 3:28 do vencedor.

O Pódio Final

Paris Tours 2022 – 116th Edition – Chartres – Tours 213,5 km – 09/10/2022 – Arnaud Demare (FRA – Groupama – FDJ) – Edward Theuns (BEL – Trek – Segafredo) – Sam Bennett (IRL – Bora – Hansgrohe) – photo Vincent Kalut/PN/SprintCyclingAgency©2022

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock