Marta Lach vence ao sprint a etapa final do Tour de Romandie na consagração de Ashleigh Moolman-Pasio!

A polaca Marta Lach (Ceratizit – WNT Pro Cycling) venceu a etapa final do Tour de Romandie Feminin, uma ligação de 147.6km entre Fribourg e Geneve, batendo ao sprint, num pelotão compacto, a russa Tamara Dronova (Roland Cogeas Edelweiss Squad) e a Campeã de Cuba, Arlenis Sierra (Movistar Team), para conquistar a sua primeira vitória World Tour!

A etapa final da primeira edição do Tour de Romandie Feminin começou com o ataque de Elise Uijen (Team DSM), líder da montanha, na companhia de Quinty Ton (Liv Racing Xstra), mas que não resultou devido ao trabalho da BikeExchange – Jayco, que queria também lutar pela montanha. A 111km do fim, a quinta classificada da etapa 2, a suíça Petra Stiasny (Roland Cogeas Edelweiss Squad), atacou no pelotão, e passou na frente na segunda categoria de Villars-le-Comte. Elise Uijen foi segunda e garantiu a vitória virtual na classificação da montanha.

Stiasny seria alcançada logo de seguida e um novo ataque sucedia para gerar a fuga do dia, agora com Ella Harris (Canyon // SRAM Racing) a fazer companhia a Quinty Ton, que se aventurava novamente. O pelotão deixou o duo ganhar 4min de vantagem, e a jornada fez-se tranquila. Com 86km por percorrer, Ton venceu o primeiro sprint intermédio do dia, e Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing) passou em terceiro, somando mais uns pontos na luta pela classificação da regularidade.

A FDJ – Suez – Futuroscope e a Movistar foram controlando a corrida, sem necessidade de grandes acelerações. Ton venceu novamente o segundo sprint intermédio do dia, a 45km da meta. Na última contagem do dia, em Trelex, Ella Harris passou na frente, a 32km da chegada, com Uijen a controlar e a não precisar de pontuar, já que a camisola estava garantida.

O pelotão foi controlando a corrida para o sprint final, mantendo a diferença em 30s para as duas escapadas, antes de as alcançar a 1.9km da meta, numa fase em que já se preparava o sprint. A Team DSM parecia ter o comboio mais forte, mas acabou por sucumbir às restantes formações, e foi a BikeExchange a liderar a entrada no km final. Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Suez – Futuroscope) surgiu para lançar Marie le Net, mas a francesa saiu demasiado cedo. Foi Marta Lach a surgir de trás na reta da meta e a colocar-se ao lado de Tamara Dronova, para vencer de forma milimétrica pela primeira vez no World Tour! Arlenis Sierra não foi além da terceira posição, depois de ter ficado fechada e só ter ganho espaço a 75m do fim.

Ashleigh Moolman-Pasio (Team SD Worx) foi 24ª, com o mesmo tempo da vencedora, e confirmou assim a vitória na geral final, com Liane Lippert (Team DSM) a ser a melhor jovem. Soraya Paladin resgatou a classificação por pontos e Elise Uijen venceu a montanha. A Team SD Worx venceu coletivamente.

O Pódio Final

O Pódio Final com Annemiek van Vleuten – Ashleigh Moolman-Pasio – Elisa Longo Borghini (da esquerda para a direita) (Foto: Team SD Worx / Twitter)

Foto principal: Getty Images

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock