Olav Kooij bate Jasper Philipsen para ser o primeiro líder da PostNord Danmark Rundt!
O neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) venceu a primeira etapa do PostNord Danmark Rundt, uma ligação de 226.3km entre Allerod e Koge, batendo ao sprint os belgas Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e Timothy Dupont (Bingoal Pauwels Sauces WB).
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Nicklas Pedersen (Danmark National Team), Rasmus Wallin e Sebastian Nielsen (Restaurant Suri – Carl Ras), Eirik Lunder (Team Coop), Mads Ostergaard (Team Coloquick) e Adrian Banaszek (HRE Mazowsze Serce Polski) a formaram a fuga do dia. A 203km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Nielson foi o mais forte e foi buscar 3s de bonificação.
A 178km do fim, na primeira contagem do dia, Wallin foi o primeiro a passar no alto. 20km depois, um corte aconteceu no pelotão e a Alpecin-Deceuninck, a Quick-Step Alpha Vinyl Team e a EF Education – EasyPost comandavam o segundo pelotão. A 148km do fim, o segundo pelotão juntou-se ao primeiro que era comandado pela Jumbo – Visma.
A 91km do fim, na segunda contagem do dia, Wallin foi novamente o primeiro a passar no topo. 3km depois, a fuga do dia tinha mais de 3:30 de vantagem sobre o pelotão que era comandado por Egan Bernal (Ineos Grenadiers) que estava a correr pela primeira vez esta temporada. A 64km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Banaszek foi buscar 3s de bonificação. 3km depois, uma grande queda aconteceu no pelotão na qual ficou envolvido Rasmus Tiller (Uno-X Pro Cycling Team).
A 58km do fim, Lunder e Banaszek perderam o contacto com a frente da corrida. 14km depois, no terceiro sprint intermédio do dia, Nielson foi buscar mais 3s de bonificação. A 28km do fim, a fuga do dia tinha 30s de vantagem sobre o pelotão a Alpecin-Deceuninck e a Bingoal Pauwels Sauces WB. 14km depois, Pedersen atacou e ficou isolado na frente da corrida. Ostergaard, Nielsen e Wallin foram alcançados pelo pelotão.
A 13km da meta, Pedersen foi alcançado pelo pelotão. 6km depois, a Alpecin-Deceuninck e a Trek – Segafredo comandavam o pelotão que impunha um ritmo elevado. A 4km da meta, a Jumbo – Visma tinha o seu comboio na frente do pelotão. 2.5km depois, a Quick-Step passou para a frente do pelotão. A 1.2km da meta, uma queda aconteceu no pelotão. No último km, Christophe Laporte (Jumbo – Visma) levou Kooij para a frente do pelotão e o neerlandês colocou-se na roda de Philipsen. Laporte comandava o pelotão, nos metros finais, e Philipsen lançou o sprint com Kooij na roda. O neerlandês foi mais forte que o belga, nos últimos metros, para vencer a primeira etapa. Dupont foi terceiro.
Kooij é o primeiro líder da classificação geral, da juventude e da classificação por pontos. Wallin é o primeiro líder da classificação da montanha.
Os metros finais
Classificações
Results powered by FirstCycling.com