Barbieri e Grondin Campeões Europeus de Omnium com portugueses à porta do top10!
O quinto dia de Europeus de Pista contou com os concursos de Omnium do lado masculino e do lado feminino, em duas emocionantes provas que coroaram vencedores que não eram os principais favoritos para a vitória! Os portugueses entraram em pista com objetivos distintos, mas a prova de Tata Martins acabou condicionada desde início, após uma queda na corrida de Scratch lhe ter retirado as aspirações de lutar pela vitória final.
Omnium Masculino
O Omnium masculino foi ganho pelo francês Donavan Grondin, após uma emocionante Corrida por Pontos que viu o vencedor ser decidido no sprint final sobre o risco de meta! O francês conquistou 150pts, e bateu o principal favorito, o italiano Simone Consonni, por apenas 2pts, após ter sido segundo no sprint final perante o terceiro posto do italiano. O pódio ficou completo com o espanhol Sebastian Mora, que foi terceiro a 4pts do vencedor, tendo sido quarto no sprint final. Os três ciclistas entraram no sprint final com 144pts, com o resultado na meta a decidir o novo Campeão Europeu.
A corrida começou por ser dominada pelo belga Fabio van den Bossche, ele que venceu a prova de Scratch e amealhou 40pts. Na Tempo Race, van den Bossche foi terceiro e manteve a liderança da geral para o intervalo, enquanto Sebastian Mora fazia segundo e colocava-se na segunda posição a 4pts. A vitória era para Simone Consonni. Na corrida de Eliminação, Grondin surgiu com o triunfo, para depois vencer também a Corrida por Pontos e alcançar assim o título Europeu!
Daniel Dias foi o representante português em pista, e terminou na 12ª posição na geral, após ter sido 10º no Scratch e 12º na Tempo Race, na Eliminação e na Corrida por Pontos! Foi uma prova em que o jovem português aproveitou para ganhar experiência ao correr com ciclistas de grande qualidade, mostrando que tem o potencial para evoluir e se tornar capaz de disputar medalhas no futuro!
Omnium Feminino
O Omnium feminino foi ganho pela italiana Rachele Barbieri, também graças a uma grande Corrida por Pontos, mas com um concurso muito consistente ao longo de todas as corridas! Barbieri terminou com 174pts, batendo a francesa Clara Copponi por 3pts e a polaca Daria Pikulik por 7pts.
A corrida de Scratch foi ganha por Pikulik, à frente de Barbieri que foi segunda, mas na Tempo Race foi Copponi quem surgiu em força para conquistar a vitória à frente da polaca, que saiu assim para o intervalo entre as sessões na frente. Na parte da tarde, Copponi entrou novamente a vencer e conquistou a prova de Eliminação para se colocar na liderança do concurso, mas foi na Corrida por Pontos que tudo se decidiu, com Barbieri a dar três voltas ao pelotão e a conquistar a vitória na prova e no concurso, após ter sido segunda no Scratch e quarta na Tempo Race e em Eliminação!
Maria Martins representou Portugal e entrou em pista com ambição de medalhas, mas ficou desde logo com a sua performance afetada por uma queda no Scratch, que a fez terminar em 18ª e conquistar apenas 6pts. A Tempo Race trouxe um 10º lugar e a Eliminação um 7º, com a Corrida por Pontos a dar um novo 10º, para terminar assim na 11ª posição final.
Sprint Feminino
Na velocidade, a multicampeã alemã Emma Hinze voltou a triunfar e a conquistar mais um Ouro, desta vez no sprint, mas com grande luta da francesa Mathilde Gros, que parece ter evoluído e está agora a um nível ainda mais alto! A francesa conseguiu vencer um dos sprints sobre a alemã, levando a corrida para a manga decisiva, mas a experiência e qualidade de Hinze não deu hipótese e arrecadou o Ouro! O bronze foi para a neerlandesa Laurine van Riessen.
1km Masculino
A prova do km masculino não contou com alguns dos maiores nomes da velocidade mundial, e foi o francês Melvin Landerneau quem conseguiu arrecadar o Ouro, ao ser o único ciclista acima dos 60km/h e abaixo do minuto! A prata ficou para o italiano Matteo Bianchi, a pouco mais de um décimo de segundo, e o bronze para o alemão Maximilian Dornbach, já a dois décimos e meio.