Desta vez foram as abelhas a serem picadas! Dobradinha para a Ineos e liderança para Evenepoel!

O espanhol Carlos Rodríguez, da Ineos Grenadiers, venceu a etapa 5 da Itzulia Basque Country, conseguindo concretizar a sua vitória a partir da fuga do dia! No final, bem íngreme e escorregadio, Rodríguez conseguiu fechar à frente do grupo que o perseguia, encabeçado pelo seu companheiro de equipa, Dani Martinez! O destaque do dia vai para o ataque de Remco Evenepoel, que dizimou o grupo dos favoritos e deixou para trás Primoz Roglic! O jovem belga é agora o novo líder, com 1 segundo de avanço sobre Dani Martinez.

A etapa 5 da Volta ao País Basco trazia uma jornada de 163.8 km, entre Zamudi e Mallabia, em mais um dia de montanha, este mais complicado do que os anteriores, e com rampas bem inclinadas nos últimos metros de etapa.

No início da etapa começaram os ataques, com inúmeros corredores interessados em integrar a fuga do dia. O ritmo era elevado, sem qualquer entendimento no pelotão relativamente a quem podia sair para a fuga.

Os ataques surgiam de todo o lado, inclusive de homens da geral, como Pello Bilbao, que se lançou na ofensiva à entrada dos 100 km finais! A movimentação do basco foi seguida por 5 unidades, Sepp Kuss (Jumbo-Visma), Marc Soler (UAE Team Emirates), Sergio Samitier (Movistar Team), Carlos Rodríguez (INEOS Grenadiers), Lucas Hamilton (Team BikeExchange – Jayco), e Kenny Elissonde (Trek – Segafredo), e ficava finalmente formada a fuga da jornada!

No pelotão, era a formação do líder, a Jumbo-Visma, a impor o ritmo de perseguição, com ajuda da Quick-Step Alpha Vinyl. Na frente, iam havendo ataques, o que desfragmentou o grupo.

Com 40 km para a meta, apenas Soler e Rodríguez sobreviviam na frente, com o pelotão a rodar a cerca de 3:45, o que dava alento aos corajosos do dia!

As más notícias iam surgindo, por um lado com o aparecimento da chuva, por outro com o abandono de um dos portugueses em prova, no caso André Carvalho, da Cofidis.

Os corredores entravam depois na subida para o Alto de Karabieta, a dificuldade mais expressiva da tirada. Os dois da frente iam conseguindo manter uma boa vantagem, que rondava os 2:30, com 20 km para o final.

No pelotão, começava a haver movimentações significativas. Primeiro, a Bora e a Bahrain chegaram-se à frente, seguindo-se depois a Quick-Step. Ataca então o jovem canibal, Remco Evenepoel, conseguindo sair do grupo, sem resposta do líder da corrida, Primoz Roglic! Apenas 5 segundos separavam os dois na geral, pelo que Evenepoel ameaçava seriamente a amarela de Rogla!

Seis ciclistas conseguiram acompanhar Evenepoel: Vlasov (Bora), Vingegaard (Jumbo), Izagirre (Cofidis), Enric Mas (Movistar), Pello Bilbao (Bahrain), e também Dani Martinez (Ineos), ele que era 3º a 11 segundos da amarela.

Na frente, Rodríguez isolava-se, dando tudo para se aguentar na frente! Soler perdia o contacto, sendo absorvido pelo grupo perseguidor. A 5 km da meta, o grupo de Evenepoel rodava a 30 segundos de Rodríguez, com o pelotão já a 1:11 da frente! Confirmava-se um mau dia para Primoz Roglic, mas também para Adam Yates, também ele fora da luta pelos lugares cimeiros.

No quilómetro final, com zonas bem íngremes e muito escorregadias, Carlos Rodríguez cerrou os dentes e deu tudo para manter um bom ritmo e não perder a tração nas zonas mais traiçoeiras! No último metro de estrada, a bicicleta do espanhol ainda fugiu um pouco, mas estava confirmada a vitória para o jovem granadeiro!

Sete segundos depois chegava o companheiro de equipa, Dani Martinez, e outros dois segundos depois era a vez de Evenepoel! Era necessário recorrer à calculadora para perceber quem vestiria de amarelo no fim do dia! E as contas acabaram por sorrir a Evenepoel, que é o novo líder, com apenas 2 segundos de margem sobre Dani Martinez! No terceiro posto, segue agora Ion Izagirre, a 21 segundos.

Dia mau para Roglic, que fez apenas 19º, a 1:15 de Rodríguez, o que significa que baixa para 8º na CG, a 1:05 da amarela.

Quanto aos portugueses, o melhor do dia foi Ruben Guerreiro, excelente na parte final, finalizando no 11º lugar, a 1:07 do vencedor. Já Nelson Oliveira fechou em 56º, a 6:30. Na geral, Guerreiro subiu 11 posições, rumo ao 31º posto, a 9 minutos certos da amarela. Oliveira é 37º, a 12:37.

Amanhã disputa-se a sexta e última etapa, num dia com 135.7 km, que serão corridos entre Eibar e Arrate. Este será o dia de montanha mais duro, com sete contagens, sendo três delas de 1ª categoria! Com os dois primeiros separados por 2 segundos e com o top 10 distando apenas cerca de 1:30, os ingredientes estão reunidos para um final apoteótico da grande competição basca!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock