Olav Kooij vence Circuit Sarthe após triunfar na etapa final acidentada!
O neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) venceu a última etapa do Circuit Sarthe, uma ligação de 179.2km com partida e chegada em La-Chapelle-Saint-Aubin, batendo ao sprint o belga Xandro Meurisse (Alpecin – Fenix). O italiano Elia Viviani (Ineos Grenadiers) foi terceiro a 15s após ser o mais forte ao sprint do grupo perseguidor.
A quarta etapa começou com diversas tentativas com Anthony Perez (Cofidis), Rick Pluimers (Jumbo – Visma), Valentin Ferron (TotalEnergies), Jimmy Janssens (Alpecin – Fenix) e Thomas Boudat (Go Sport – Roubaix Lille Métropole) a formarem a fuga do dia. Os cinco da frente conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.
A 137km do fim, na primeira subida do dia, o Brûlon, o pelotão partiu. No final do Brûlon, o pelotão alcançou os cinco da frente. 10km depois, na segunda subida do dia, Clement Carisey (Go Sport – Roubaix Lille Métropole) saiu do pelotão e ficou isolada na frente da corrida. Uns km depois, o francês recebeu a companhia de Ben Healy (EF Education – EasyPost), Nicolas Debeaumarché (St Michel – Auber 93), Lars Boven (Jumbo – Visma), Robert Stannard e Scott Thwaites (Alpecin – Fenix) e Ward Vanhoof (Sport Vlaanderen – Baloise).
A 79km do fim, a vantagem dos sete da frente era superior a 1:00 sobre o pelotão. O pelotão decidiu então aumentar o ritmo e a vantagem da fuga começou a diminuir mas os sete da frente estavam a conseguir resistir.
A 6km da meta, os sete da frente foram alcançados pelo pelotão. 2km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos o líder da geral Mads Pedersen (Trek – Segafredo) e Kevin Vauquelin (Team Arkéa Samsic), Alex Zingle (Cofidis) e Lucas Plapp (Ineos Grenadiers) que estavam a lutar pelo top3 da geral final. Após a queda, Kooij, Meurisse, Viviani, Yves Lampaert (Quick-Step Alpha Vinyl Team) e Alexis Renard (Cofidis) ficaram isolados na frente da corrida. Logo a seguir, Meurisse aproveitou e atacou e Kooij foi o único que o conseguiu seguir.
Os dois estavam a conseguir aumentar a vantagem que tinham sobre os três perseguidores que uns metros depois receberam a companhia de Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team), Bram Welten (Groupama – FDJ), Mick Van Dijke (Jumbo – Visma) e Jérémy Leveau (Go Sport – Roubaix Lille Métropole). No sprint final, Kooij foi mais forte ao sprint que Meurisse e assim o neerlandês venceu a última etapa do Circuit Sarthe. Viviani foi terceiro a 15s após ser mais forte que Van Dijke e Leveau nos metros finais.
Olav Kooij foi assim o grande vencedor do Circuit Sarthe, batendo Benoit Cosnefroy por 8s e Xandro Meurisse por 14s. Kooij também foi o grande vencedor da juventude. Mads Pedersen foi o grande vencedor da classificação por pontos e Mael Guégan (Team U Nantes – Atlantique) foi o grande vencedor da classificação da montanha.
Os metros finais
O Pódio Final
