Os granadeiros e as abelhas!

O quinto dia de Itzulia Basque Country irá consistir numa jornada de 163.8 km, que irá viajar de Zamudio para Mallabia, ao longo de um percurso bem sinuoso, como é norma por estradas bascas.

No total, serão cinco contagens de montanha, de 3ª e 2ª categorias, além de diversas outras ascensões não categorizadas, incluindo a subida para a meta, com zonas bem íngremes!

Perfil da etapa 5 da Volta ao País Basco

Os Favoritos

Depois do contrarrelógio do primeiro dia, todas as etapas da Volta ao País Basco têm tido muita montanha, algo que se irá acentuar na etapa de hoje e na jornada final do dia de amanhã.

Se na etapa de ontem apontámos para a possibilidade da fuga poder vencer (e tão perto que esteve Ruben Guerreiro), hoje vamos voltar a apostar no pelotão, sendo que este pode mesmo ser dizimado pelos ataques dos homens da geral nas subidas finais.

O grande favorito para hoje será, como não podia deixar de ser, o Besouro de Trbovlje, Primoz Roglic! O líder das abelhas assassinas da Jumbo-Visma não tem estado particularmente exuberante nos finais dos últimos dias, mas isso pode muito bem mudar no dia de hoje, onde Rogla quererá certamente desferir uma ferroada em toda a concorrência e começar a decidir já hoje a vitória final.

Roglic lidera a geral com 5 segundos de avanço sobre Evenepoel e 11 sobre Dani Martinez, com todo o top 10 muito perto. Hoje é dia para a Jumbo começar a sentenciar a corrida!

Os grandes rivais da Jumbo deverão ser os homens da Ineos Grenadiers, em particular Adam Yates, 5º a 18 segundos, e também o vencedor do dia de ontem, Dani Martinez. Perspetiva-se mais um capítulo da saga de duelos entre granadeiros e abelhas!

Aliás, refira-se que a Jumbo tem mais alguém com capacidade para bater toda a concorrência na parede final: Jonas Vingegaard. O dinamarquês não terá liberdade para deixar Roglic isolado, mas num sprint final num grupo reduzido, deverá ter liberdade para segurar o triunfo para as abelhas.

Refira-se depois o extenso leque de potenciais vencedores, começando pelo campeão mundial e líder da classificação por pontos, Julian Alaphilippe, mas também Enric Mas, Aleksandr Vlasov, e Pello Bilbao, todos já com ótimos sinais dados nesta prova.

Entre os melhores deverão estar também Rigoberto Uran, Marc Soler, Diego Ulissi, e Remco Evenepoel, embora o lobijovem já tenha dado alguns sinais de fragilidade quando a estrada empina, tendo hoje pela frente um duro teste às suas capacidades, especialmente na 2ª categoria de Karabieta.

Não se pode, de todo, excluir a possibilidade de uma fuga vir a triunfar, pelo que temos de colocar em cima da mesa os nomes de Victor Lafay, Aurelien Paret-Peintre, Ruben Guerreiro, Tao Geoghegan Hart, Carlos Rodriguez, Rafal Majka, ou Jan Polanc.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Adam Yates e Dani Martinez
⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard, Julian Alaphilippe, e Enric Mas
⭐⭐ Aleksandr Vlasov, Pello Bilbao, David Gaudu, e Ion Izagirre
⭐Rigoberto Uran, Marc Soler, Diego Ulissi, Remco Evenepoel, Victor Lafay, Aurelien Paret-Peintre, Ruben Guerreiro, Tao Geoghegan Hart, Carlos Rodriguez, Rafal Majka, e Jan Polanc

Portugueses em Prova

Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal 54, André Carvalho (Cofidis), com o dorsal 72, e Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost), com o dorsal 214, são os portugueses presentes.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1, a partir das 14h30!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock