Poderá Milan Fretin vencer pela 1ª vez no World Tour na etapa 1 do Gree – Tour of Guangxi?
Começa na madrugada de terça-feira a última corrida do calendário World Tour, o Gree – Tour of Guangxi. A 5ª edição da corrida por etapas realizada na China apresenta um forte pelotão que promete dar um grande espetáculo na luta pelas etapas e classificação geral. Em 2023, a vitória sorriu a Milan Vader (Team Visma | Lease a Bike) que estará presente para defender o seu título. Com uma jornada inicial ótima para os sprinters, Milan Fretin (Cofidis) é um dos principais favoritos. Será o belga capaz de ser o primeiro camisola vermelha?
Perfil
A primeira etapa do Gree – Tour of Guangxi apresenta um percurso de 149km com partida e chegada em Fangchenggang. O dia contará com dois sprints intermédios. A fuga não deverá ter dificuldades em formar-se, mas o pelotão não deverá dar uma grande margem. A corrida conta com vários muros de pequena extensão, mas explosivos e algumas equipas poderão acelerar para tentar eliminar alguns sprinters. Mesmo assim, o mais provável é termos uma chegada ao sprint num grande pelotão.

Favoritos
Milan Fretin parte como principal favorito para a etapa 1 do Gree – Tour of Guangxi. Fretin tem feito uma bela temporada onde se tem mostrado bastante consistente. O belga tem aqui uma grande etapa para si e pode muito bem vencer pela primeira vez no World Tour.
Luke Lamperti (Soudal Quick-Step) e Sebastian Molano (UAE Team Emirates) são os maiores adversários de Milan Fretin. Lamperti tem feito uma boa temporada. O americano já mostrou várias vezes o seu potencial e tem também aqui uma boa chance para vencer no World Tour. Molano não tem tido uma fácil temporada, mas conseguiu regressar aos triunfos na CRO Race. O colombiano parece estar motivado e procura dar novas vitórias à UAE Team Emirates.
Marijn van den Berg (EF Education – EasyPost) começou bem o ano, mas na segunda metade da temporada tem sido afetado por lesões. O neerlandês procura regressar aos grandes resultados e tem aqui uma boa chance para o fazer. Gleb Syritsa (Astana Qazaqstan Team) está a terminar bem o ano. O russo poderá surpreender ao conseguir estar na luta pela vitória. Ethan Vernon (Israel – Premier Tech) não tem tido a temporada que gostaria. Mesmo assim, o britânico tem aqui uma ótima etapa para si e poderá regressar aos triunfos.
Casper van Uden e Fabio Jakobsen são as armas da Team DSM-Firmenich PostNL para a etapa 1. Van Uden não está a terminar bem o ano e Jakobsen não tem tido uma boa temporada. Mesmo assim, ambos não devem ser descartados da luta pela vitória. Pierre Gautherat (Decathlon AG2R La Mondiale) e Matevz Govekar (Bahrain Victorious) têm evoluído muito bem e ambos poderão conseguir um grande resultado na etapa inicial.
Nota ainda para Alex Kirsch e Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Lionel Taminiaux (Lotto Dstny), Davide Cimolai (Movistar Team), Dusan Rajovic (Bahrain Victorious) e David Dekker (Arkea – B&B Hotels) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Milan Fretin
⭐⭐⭐⭐ Luke Lamperti e Sebastian Molano
⭐⭐⭐ Marijn Van den Berg, Gleb Syritsa e Ethan Vernon
⭐⭐ Casper Van Uden, Fabio Jakobsen, Pierre Gautherat e Matevz Govekar
⭐ Alex Kirsch, Jasper Stuyven, Lionel Taminiaux, Davide Cimolai, Dusan Rajovic e David Dekker
Presença Portuguesa
Nenhum ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto a partir das 5:00h no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php
Foto de capa: Getty Images