Poderá Sofie Van Rooijen triunfar na etapa 1 do Tour of Chongming Island?
Começa hoje a última corrida por etapas do calendário World Tour feminino em 2024, o Tour of Chongming Island! A 15ª edição da prova por etapas realizada na China conta com um pelotão com vários nomes conhecidos a nível mundial. A corrida volta a ser perfeita para as sprinters e poderemos ter ciclistas a estrearem-se a vencer no World Tour. Em 2023, a vitória sorriu à italiana Chiara Consonni (UAE Team ADQ) que não estará presente para defender o seu título?
Perfil
A primeira etapa do Tour of Chongming Island apresenta um percurso de 109km com partida e chegada em Chongming New City Park. O dia contará com uma contagem de quarta categoria e dois sprints intermédios. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. O mais provável é termos as favoritas à geral a lutarem por bonificações nos sprints intermédios. Nos últimos kms, o ritmo promete ser elevado com várias equipas a tentarem colocar a sua sprinter na melhor posição possível para o sprint final.
Favoritas
Sofie Van Rooijen (VolkerWessels Pro Cycling Team) parte como principal favorita para a etapa 1 do Tour of Chongming Island. Van Rooijen tem feito uma grande temporada onde já mostrou várias vezes o seu excelente potencial. A campeã da Europa de fundo em Sub-23 tem aqui uma bela etapa para si e poderá vencer pela primeira vez no World Tour.
Daria Pikulik (Human Powered Health) e Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) são as maiores adversárias de Sofie Van Rooijen. Pikulik tem feito uma excelente temporada. A polaca está muito consistente e pode muito regressar aos triunfos no World Tour na etapa 1. Gasparrini não tem propriamente uma chegada ao seu estilo. Mesmo assim, a italiana já mostrou ter uma excelente ponta final e pode estar na luta pela vitória.
Mylene De Zoete (Ceratizit-WNT Pro Cycling) dá-se bem nesta corrida. A neerlandesa parece estar num bom momento e é bem capaz de estar na luta pela vitória. Maggie Coles-Lyster (Roland) tem tido uma temporada com vários altos e baixos. A canadiana tem aqui etapas perfeitas para si e pode muito bem estar na luta pela vitória. Scarlett Souren (VolkerWessels Pro Cycling Team) confirmou o seu grande potencial este ano. A neerlandesa deverá ser a lançadora de Van Rooijen, mas mesmo assim, poderá conseguir um grande resultado.
Laura Tomasi (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) tem se mostrado bem neste final de temporada. A italiana tem uma ótima ponta final e deverá estar na luta pelo pódio. Kathrin Schweinberger e Marta Lach são mais duas ciclistas da Ceratizit-WNT Pro Cycling que poderão lutar pela etapa, mas o mais provável é estarem ao serviço de De Zoete. Silvia Zanardi (Human Powered Health) também pode lutar pela vitória, mas é bem capaz de ser a lançador de Pikulik.
Nota ainda para Kristyna Burlova (Team Dukla Praha), Tamara Dronova (Roland), Karolina Kumiega (UAE Team ADQ), Camilla Bye (Team Coop – Repsol), Lucinda Stewart (ARA | Skip Capital) e Hanna Tserakh (BTC Ljubljana Zhiraf Ambedo) que podem terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Sofie Van Rooijen
⭐⭐⭐⭐ Daria Pikulik e Eleonora Gasparrini
⭐⭐⭐ Mylene De Zoete, Maggie Coles-Lyster e Scarlett Souren
⭐⭐ Laura Tomasi, Kathrin Schweinberger, Marta Lach e Silvia Zanardi
⭐ Kristyna Burlova, Tamara Dronova, Karolina Kumiega, Camilla Bye, Lucinda Stewart e Hanna Tserakh
Portuguesas em prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a etapa em direto a partir das 5:15h no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php
Foto de capa: Ronde van Drenthe