Será Olav Kooij capaz de dar novo Ouro aos Países Baixos nos Campeonatos da Europa?
Disputa-se hoje a prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos da Europa, em Limburg, na Bélgica. A corrida conta com várias estrelas do pelotão internacional que prometem dar um grande espetáculo na luta pelo Ouro. Em 2023, a vitória sorriu ao francês Christophe Laporte que estará presente para defender o seu título. Olav Kooij é um dos principais favoritos. Será o neerlandês capaz de dar novo Ouro aos Países Baixos na última corrida destes Campeonatos da Europa?
Perfil
A prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos da Europa tem um percurso de 223km entre Heusden-Zolder e Hasselt. O dia contará com seis muros e oito setores de pavê. A fuga não deverá ter dificuldades em formar-se e as principais seleções presentes deverão controlar o pelotão. Por volta do km 95, na entrada da fase mais dura da corrida, ataques prometem começar a acontecer. As dificuldades não são assim tão duras, mas vários ciclistas vão tentar eliminar alguns dos principais sprinters presentes. O mais provável é termos uma chegada ao sprint num reduzido pelotão ou num pequeno grupo.
Favoritos
Olav Kooij (Seleção dos Países Baixos) parte como principal favorito para a prova de fundo dos Campeonatos da Europa. Kooij tem feito uma excelente temporada. O neerlandês dá-se muito bem neste tipo de percursos e terá aqui uma grande oportunidade para ser Campeão Europeu.
Jonathan Milan (Seleção da Itália) e Jasper Philipsen (Seleção da Bélgica) são os maiores adversários de Olav Kooij. Milan tem mostrado um fantástica potência esta temporada. O italiano também tem melhorado bastante neste tipo de percursos e é bem capaz de estar na luta pelo Ouro. Philipsen não está com a mesma potência que o ano passado. Mesmo assim, o belga está num excelente nível e tem aqui uma ótima corrida para as suas características.
Mads Pedersen (Seleção da Dinamarca) e Christophe Laporte (Seleção da França) são ciclistas que pretendem uma corrida mais endurecida. Os dois até poderão estar ao ataque, mas não será fácil eliminar sprinters como Milan e Philipsen. Mathieu Van der Poel (Seleção dos Países Baixos) vai ter liberdade na fase mais dura da corrida. Não será fácil partir a corrida, mas o neerlandês de certeza que vai tentar.
Alexander Kristoff (Seleção da Noruega) e Pavel Bittner (Seleção da República Checa) estão a fazer yma bela temporada. Ambos costumam se dar bem neste tipo de corridas e poderão conseguir um belo resultado. Jordi Meeus (Seleção da Bélgica) também passa bem este tipo de dificuldades e poderá ser mais uma arma dos belgas para o dia de hoje. Tim Merlier (Seleção da Bélgica) parece estar marcado por quedas que sofreu nas últimas corridas em que participou. Se o belga conseguir manter-se com os melhores na fase mais dura da corrida, é bem capaz de ter liberdade para ir sprintar.
Nota ainda para Rui Oliveira (Seleção de Portugal), Madis Mihkels (Seleção da Estónia), Tobias Lund Andresen (Seleção da Dinamarca), Soren Waerenskjold (Seleção da Noruega), Arnaud Demare (Seleção da França) e Alex Kirsch (Seleção do Luxemburgo) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Olav Kooij
⭐⭐⭐⭐ Jonathan Milan e Jasper Philipsen
⭐⭐⭐ Mads Pedersen, Christophe Laporte e Mathieu Van der Poel
⭐⭐ Alexander Kristoff, Pavel Bittner, Jordi Meeus e Tim Merlier
⭐ Rui Oliveira, Madis Mihkels, Tobias Lund Andresen, Soren Waerenskjold, Arnaud Demare e Alex Kirsch
Portugueses em prova
Ivo Oliveira e Rui Oliveira são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #71 e #72. Iúri Leitão também era para estar na corrida, mas não irá partir por estar doente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1.
Foto de Capa: Cor Vos