Será alguém capaz de bater Tadej Pogacar no GP Montreal?
Como habitual, após o GP Québec, temos nova clássica canadiana no calendário World Tour, o GP Montreal. A 13ª edição do GP Montreal conta com um pelotão de luxo que nos promete um fantástico espetáculo na luta pela vitória. Em 2023, a vitória sorriu ao britânico Adam Yates (UAE Team Emirates) que não estará presente para defender o seu título. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) acaba por ser o super favorito? Irá o esloveno vencer pela segunda vez em Montreal?
Perfil
O GP Montreal apresenta um percurso de 213.5km com partida e chegada em Montreal. Os ciclistas irão dar 17 voltas a um circuito de 12.5km. O circuito é marcado por três muros, o Côte de Camillien-Houde, com 2.3km a 6.2%, o Côte du Polytechnique, com 0.8km a 4%, e o Rue Pagnuelo, com 0.5km a 7.5%. A fuga não deverá ter dificuldades em forma-se, mas o ritmo promete ser alto desde cedo. Na segunda metade da corrida, o ritmo é bem capaz de aumentar e os ataques irão começar a acontecer. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num pequeno grupo.
Favoritos
Tadej Pogacar parte como principal favorito para o GP Montreal! Pogacar está a fazer uma fantástica temporada. O esloveno tem aqui uma excelente corrida para as suas características e é bem capaz de vencer pela segunda vez a clássica canadiana.
Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) e Maxim Van Gils (Lotto Dstny) são os maiores adversários de Tadej Pogacar. Jorgenson está na sua temporada de afirmação. O americano tem confirmado o seu grande potencial e pode estar na luta por nova clássica no World Tour no dia de hoje. Van Gils também confirmou várias vezes o seu talento. O belga dá-se muito bem neste tipo de corridas e pode conseguir mais um excelente resultado.
Tiesj Benoot parece estar num excelente momento de forma. O belga também se dá muito bem nestas corridas e será mais uma arma da Team Visma | Lease a Bike para lutar pela vitória. Valentin Madouas (Groupama – FDJ) tem se mostrado bem neste final de temporada. Este tipo de corridas também é excelente para o francês que pode estar na luta pelo pódio. Toms Skujins (Lidl – Trek) tem feito uma grande temporada. O letão tem se mostrado muito bem neste tipo de subidas e poderá conseguir um excelente resultado.
Neilson Powless (EF Education – EasyPost) e Pello Bilbao (Bahrain Victorious) parecem estar a subir de nível. Ambos não têm tido uma temporada fácil e poderão regressar aos grandes resultados no dia de hoje. Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale) está na sua temporada de afirmação. O belga parece estar num belo nível e poderá surpreender os principais favoritos no dia de hoje. Simon Yates (Team Jayco-AlUla) também não tem tido a temporada que gostaria. O britânico parece dar-se bem nestas corridas e poderá conseguir estar na luta pelo top5.
Nota ainda para Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Stephen Williams e Michael Woods (Israel – Premier Tech), Romain Grégoire e Rudy Molard (Groupama – FDJ) e Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Matteo Jorgenson e Maxim Van Gils
⭐⭐⭐ Tiesj Benoot, Valentin Madouas e Toms Skujins
⭐⭐ Neilson Powless, Pello Bilbao, Alex Baudin e Simon Yates
⭐ Julian Alaphilippe, Stephen Williams, Michael Woods, Romain Grégoire, Rudy Molard e Wilco Kelderman
Portugueses em prova
Rúben Guerreiro (Movistar Team) é o português presente e estará com o dorsal #124.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 17h15.
Foto de Capa: ASO