Gustavo Oliveira vence em Águeda e é o novo líder do GP Alves Barbosa!
O brasileiro Gustavo Oliveira (Santa Maria da Feira / Segmento d`Época / Reol / Bolf) venceu a segunda etapa do GP Alves Barbosa, uma jornada com 75km entre Montemor-o-Velho e Águeda, batendo ao sprint Rodrigo Afonso (Tensai / Sambiental / Santa Marta) e André Jarmela (Alenquer – GDM – Anipura), após os três terem escapado a 10km do fim! Com o triunfo, Gustavo é também o novo líder da geral, com 6s de vantagem sobre Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo).
Três sprints na primeira metade, duas subidas na segunda
A segunda etapa do GP Alves Barbosa começou de forma rápida e com muitas movimentações. O primeiro sprint intermédio estava situado logo ao km 4,4, em Gatões, onde Simão Pedrosa (Tensai / Sambiental / Santa Marta) foi primeiro. Os ataques sucederam-se, mas nenhum grupo conseguia escapar. Ao km 27,1, Cantanhede recebeu o primeiro sprint especial do dia, onde Simão Pedrosa voltou a ser primeiro. 12 km depois, em Vilarinho do Bairro, Dimas Mota (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) venceu o segundo sprint especial.
Na fase final da etapa chegaram também as duas subidas categorizadas do dia. Em Sanganhos, a 24km do fim, Rui Morais (Paredes / Fortunna) foi primeiro na quarta categoria local. Pouco depois, já com 10,2km para a meta, estava situada a terceira categoria de Paradela. O ciclista da equipa de Paredes voltou a ser primeiro, mas atrás de si formava-se um grupo com Gustavo Oliveira, Rodrigo Afonso e André Jarmela.
O trio ganhou cerca de 30s de vantagem sobre o pelotão, que foram suficientes para discutir a vitória. Já Rui Morais, deixou-se alcançar após ter garantido a camisola azul no final do dia. O grupo adiantado disputou o triunfo ao sprint, com Gustavo Oliveira a levar a melhor para se tornar o novo líder da corrida! O pelotão chegou 23s depois, com Rodrigo Abreu (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) a vencer o sprint pelo quarto posto.
Com o triunfo, Gustavo Oliveira é agora o novo líder da geral, com 6s sobre Gonçalo Costa. O brasileiro lidera também por pontos, enquanto Rui Morais comanda na montanha. Gustavo lidera também na juventude, e Simão Pedrosa nas metas volantes e nos sprints especiais. A Academia Efapel de Ciclismo comanda coletivamente.
Classificações
2024-gp-alves-barbosa-stage-2-resultsFotos: Diogo Costa Photography