Canibal esloveno em busca de novo triunfo no GP Québec!
Após a BEMER Cyclassics, o calendário segue em frente e parte para o Canadá para trazer duas clássicas bastantes conhecidas, o GP Québec e o GP Montreal. Hoje é dia do GP Québec, uma clássica que dá uma oportunidade a sprinters que passam bem colinas para vencerem no World Tour. Em 2023, a vitória sorriu a Arnaud De Lie (Lotto Dstny) que estará presente para defender o seu título. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) também está presente e é bem capaz de querer uma corrida com um ritmo ainda mais alto e bastante ofensiva. Irá o canibal esloveno vencer pela 22ª vez esta temporada?
Perfil
A 13ª edição do GP Québec apresenta um percurso de 204km com partida e chegada em Québec. Os ciclistas irão dar 16 voltas a um circuito de 12.5km. O circuito é marcado pelos muros do Côte de Montagne, com 0.3km a 8.3%, e o Côte des Glacis, com 0.4km a 6.0%, que poderão ser pontos de ataque. As várias passagens no muro final em Québec de 1.1km a 4%, também promete vários ataques. Nos últimos anos, tivemos a maior parte das vezes uma chegada ao sprint num grupo reduzido, mas também poderemos ter ciclistas a tentarem surpreender com um ataque de longe.
Favoritos
Tadej Pogacar parte como principal favorito para a 13ª edição do GP Québec. Pogacar está a fazer uma fantástica temporada. O esloveno costuma se dar bem neste tipo de corridas e de certeza que vai tentar juntar esta clássica ao seu glorioso palmarés.
Arnaud De Lie e Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) são os maiores adversários de Tadej Pogacar. De Lie também tem feito uma excelente temporada. O belga tem passado cada vez melhor este tipo de muros e pode muito bem vencer pelo segundo ano consecutivo o GP Québec. Matthews dá-se muito bem nesta clássica. O australiano fez pódio nas últimas cinco edições e procura a sua segunda vitória em Québec.
Luke Lamperti (Soudal Quick-Step) já confirmou várias vezes o seu potencial. O americano mostrou ter capacidade para passar estas dificuldades e poderá estar na luta pela vitória. Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) também já mostrou ser capaz de lutar por este tipo de corridas. O eritreu parece estar a subir de forma e é bem capaz de estar na luta pela vitória. Corbin Strong (Israel – Premier Tech) tem aqui uma excelente corrida para as suas características e é bem capaz de conseguir um excelente resultado.
Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) tem aqui uma excelente clássica para si. A forma do francês não parece ser a ideal, mas mesmo assim, poderá conseguir um belo resultado. Alex Aranburu (Movistar Team) também se dá muito bem nestas corridas e pode mexer de longe para tentar vencer como pode conseguir um belo resultado ao sprint.
Alberto Bettiol pretende conquistar bons pontos UCI para a Astana Qazaqstan Team e deverá tentar de tudo para conseguir um grande resultado. Per Strand Hagenes vem de um bom momento. O jovem norueguês poderá ser a aposta da Team Visma | Lease a Bike para conseguir um excelente resultado.
Nota ainda para Axel Zingle (Cofidis), Romain Grégoire (Groupama – FDJ), Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Stephen Williams (Israel – Premier Tech), Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) e Maxim Van Gils (Lotto Dstny) que poderão lutar por um lugar do top5.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Arnaud De Lie e Michael Matthews
⭐⭐⭐ Luke Lamperti, Biniam Girmay e Corbin Strong
⭐⭐ Axel Laurance, Alex Aranburu, Alberto Bettiol e Per Strand Hagenes
⭐ Axel Zingle, Romain Grégoire, Julian Alaphilippe, Stephen Williams, Tobias Johannessen e Maxim Van Gils
Portugueses em prova
Rúben Guerreiro (Movistar Team) é o português presente e estará com o dorsal #124.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 15h50.
Foto de Capa: Volta Catalunya