Sofie Van Rooijen é a nova Campeã da Europa de fundo em Sub-23! Daniela Campos foi 15ª!
A neerlandesa Sofie Van Rooijen venceu a corrida de fundo Sub-23, uma ligação de 101km entre Heusden-Zolder e Hasselt, e é a nova Campeã da Europa do escalão. A neerlandesa Scarlett Souren lançou a sua compatriota e ainda conseguiu ficar com a Prata para completar a dobradinha dos Países Baixos. A italiana Eleonora Gasparrini completou o pódio. A portuguesa Daniela Campos foi 15ª e conseguiu terminar no top15 pelo segundo ano consecutivo.
Aventura da fuga do dia
A corrida de fundo Sub-23 feminina começou com um ritmo moderado. Ao km 9, Nela Slanikova (Seleção da República Checa) e Mikka Holm (Seleção da Dinamarca) atacaram e formaram a fuga do dia. As duas conseguiram uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão que era comandado pela Seleção da Suíça e a Seleção da Itália.
A 50km do fim, Mikka Holm sofreu um problema mecânico e acabou por perder o contacto com a frente da corrida. Poucos kms depois, a dinamarquesa acabou por ser alcançada pelo pelotão. A 32km do fim, Fleur Moors (Seleção da Bélgica) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. Durante alguns kms, os ataques continuaram, mas nenhuma ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante. A 24km do fim, Slanikova acabou por ser alcançada.
Van Rooijen triunfa em caótico final marcada por uma queda
A cerca de 20km da meta, Marie Schreiber (Seleção do Luxemburgo), Ilse Pluimers (Seleção dos Países Baixos) e Francesca Barale (Seleção da Itália) conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão, mas a Seleção da Suíça rapidamente fechou o espaço. 8km depois, uma grande queda aconteceu no pelotão. Uma das principais favoritas, Anniina Ahtosalo (Seleção da Finlândia) ficou envolvido e perdeu assim as suas chances de lutar pelo Ouro. Logo a seguir, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso.
O pelotão acabou por seguir junto e o Ouro era para ser decidido ao sprint. Nos metros finais, Scarlett Souren começou a lançar o sprint final de Sofie Van Rooijen que estava na sua roda. Van Rooijen acabou por não dar hipótese ao sprint, nos últimos metros, e conquistou assim o tão desejado Título Europeu de fundo em Sub-23. Souren depois de um grande lançamento ainda conseguiu ser mais forte que Eleonora Gasparrini para ser segunda.
Daniela Campos era a única portuguesa em competição e conseguiu ser 15ª no sprint final.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA