Irá Primoz Roglic garantir a La Vuelta no Picón Blanco?
Disputa-se hoje a vigésima etapa da La Vuelta a España que nos promete um grande espetáculo na luta pela vitória e o pódio da classificação geral. A Red Bull – Bora – Hansgrohe pretende defender a liderança de Primoz Roglic e até poderá deixar a fuga ir, mas equipas como a Movistar Team e a EF Education – EasyPost terão de mexer na corrida para os seus ciclistas ganharem segundos na geral. Irá Roglic fazer o Poker na etapa rainha?
Perfil
A vigésima etapa da La Vuelta a España apresenta um percurso de 172km entre Villarcayo e Picón Blanco. O dia contará com um sprint intermédio, duas contagens de terceira categoria, duas contagens de segunda categoria e duas contagens de primeira categoria. A etapa promete ser bastante atacada desde o km 0, pois vários ciclistas têm aqui a sua última chance para vingarem. Fortes nomes também poderão tentar entrar na fuga para tentar subir lugares na geral.
A etapa conta com bastante acumulado e o Portillo de Lunada, com 14km a 6.1%, e o Puerto de Los Tornos, com 11.3km a 6%, prometem partir a corrida. Isto deverá marcar as pernas dos ciclistas para a subida final, o Picón Blanco, com 7.9km a 9.1%. O ritmo promete ser elevado e vários ataques poderão acontecer. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Primoz Roglic parte como principal favorito para a etapa 20 da La Vuelta a España. Roglic está num excelente momento de forma. O esloveno não precisa de ser ofensivo no dia de hoje, mas mesmo assim, poderá ter aqui mais uma grande chance para vencer novamente.
Enric Mas (Movistar Team) e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) são os maiores adversários de Primoz Roglic. Mas e Carapaz têm feito uma ótima corrida. Ambos dão-se bem nestas jornadas e poderão mexer de longe para ganhar segundos a Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) e tentarem garantir um lugar no pódio final da geral.
David Gaudu (Groupama – FDJ) e Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) estão a fechar muito bem esta La Vuelta. Os dois mostraram-se num grande nível no Alto de Moncalvillo e poderão conseguir mais um excelente resultado no dia de hoje. O francês pretende reforçar o seu lugar no top5, enquanto que o dinamarquês pretende reforçar a sua liderança da juventude. Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) não está a ter a La Vuelta que gostaria. O americano até está num bom nível e pode estar ao ataque para tentar conquistar uma etapa.
Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) não tá a ter propriamente a La Vuelta que gostaria. Mesmo assim, o espanhol fez uma boa corrida e terá de mexer para tentar ganhar tempo a Skjelmose. Mikel Landa (Soudal Quick-Step) está a fazer uma boa corrida, apesar de ter perdido muito tempo na etapa 18. O espanhol também poderá estar ao ataque para tentar vencer uma etapa.
Edward Dunbar (Team Jayco-AlUla) está a fechar muito bem nesta La Vuelta. O irlandês pode tentar entrar na fuga para conquistar mais uma etapa e subir alguns lugares na geral. Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) está a fazer uma fantástica La Vuelta. O espanhol não está longe de Marc Soler (UAE Team Emirates) na classificação da montanha e é bem capaz de estar ao ataque para tentar conquistar a liderança ao seu compatriota.
Nota ainda para Ben O’Connor, Florian Lipowitz e Aleksandr Vlasov (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech), Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) e Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Enric Mas e Richard Carapaz
⭐⭐⭐ David Gaudu, Mattias Skjelmose e Sepp Kuss
⭐⭐ Carlos Rodriguez, Mikel Landa, Edward Dunbar e Pablo Castrillo
⭐ Ben O’Connor, Florian Lipowitz, Aleksandr Vlasov, Matthew Riccitello, Pavel Sivakov e Cristian Rodriguez
Portugueses em prova
Nelson Oliveira (Movistar Team) é o português presente e estará com o dorsal #125.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 13h30.
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency