Demi Vollering vence etapa rainha do Tour de Romandie! Lotte Kopecky foi 2ª e é a nova líder!

A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) venceu a segunda etapa do Tour de Romandie Féminin, uma ligação de 103km entre Chippis e Vercori, batendo num apertado sprint, a sua colega de equipa, a belga, Lotte Kopecky. A italiana Gaia Realini (Lidl – Trek) completou o pódio a 34s. Por causa das bonificações que conquistou ao ser 2ª na etapa 1, Kopecky é a nova líder da geral por apenas 2s sobre Vollering.

Aventura da fuga do dia

A etapa rainha do Tour de Romandie Féminin começou com um ritmo alto. Ao km 25, Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ), Giada Borghesi (Human Powered Health) e Noelle Ingold e Jasmin Liechti (Seleção da Suíça) atacaram e formaram a fuga do dia. 20km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Bertizzolo assegurou a pontuação máxima. A AG Insurance-Soudal Team e a Team SD Worx-Protime não deixavam as quatro da frente ter uma vantagem superior a 1:00.

A 34km do fim, Liechti e Ingold cederam e acabaram por ser alcançadas. 3km depois, Bertizzolo e Borghesi também acabaram por ser alcançadas. Poucos kms depois, Caroline Andersson (Liv AlUla Jayco) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Evita Muzic (FDJ-Suez) acabou por ficar envolvida numa queda. A francesa recebeu a bicicleta de Marie Le Net (FDJ-Suez), mas acabou por ter de parar novamente para trocar para a sua bicicleta e trocar de sapatos.

A 26km do fim, na primeira contagem do dia, Andersson foi a primeira a passar no topo e acabou também por ser alcançada. 9km depois, Evita Muzic conseguiu reentrar no pelotão, mas acabou por gastar muita energia. Logo a seguir, no segundo sprint intermédio do dia, Elisa Balsamo (Lidl – Trek) conquistou a pontuação máxima.

Corrida começa a partir no Vercorin

A 9.6km da meta, as ciclistas entraram na subida final, o Vercorin, que tem uma pendente média de 8.2%. Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Team) atacou logo no início da subida. A sul-africana não conseguiu isolar-se, mas acabou por partir o pelotão. 1km depois, Moolman-Pasio mexeu novamente, mas Demi Vollering não a deixou sair. A 7km da meta, a sul-africana atacou, mas Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) marcou-a de imediato. Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing), Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) e Evita Muzic acabaram por ceder.

A 5.4km da meta, Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) e Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing) também deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. Demi Vollering, Lotte Kopecky e Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime), Mavi Garcia, Gaia Realini, Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Juliette Labous e Nienke Vinke (Team DSM-Firmenich PostNL), Sarah Gigante, Ashleigh Moolman-Pasio e Lore De Schepper (AG Insurance-Soudal Team) e Barbara Malcotti (Human Powered Health) eram as únicas ciclistas presentes no pelotão.

Vollering vence duelo de titãs, mas Kopecky é a nova líder

A cerca de 3.5km da meta, Fisher-Black acelerou e foi apenas seguida por Vollering, Kopecky, Realini e Mavi. 1km depois, Mavi acabou por ceder. Vollering impunha um forte ritmo e, poucos metros, Fisher-Black também acabou por ceder. A 1.2km da meta, Realini atacou, mas Vollering apanhou de imediato a sua roda. A neerlandesa contra atacou logo a seguir e conseguiu largar a italiana. Kopecky foi a ritmo, passou direta por Realini e conseguiu chegar à roda da sua colega de equipa.

Vollering e Kopecky seguiram juntas até à linha de meta e acabaram por disputar a jornada ao sprint. A neerlandesa conseguiu ser mais forte que a Campeã do Mundo com o esticar da bicicleta para vencer assim a etapa rainha do Tour de Romandie Féminin. Realini acabou por ser 3ª a 34s. Mavi e Labous ainda passaram por Fisher-Black para serem 4ª e 5ª, respetivamente. Destaca-se as grandes prestações das jovens De Schepper e Vinke que foram 9ª e 12ª, respetivamente.

Lotte Kopecky é a nova líder da classificação geral e da montanha do Tour de Romandie Féminin. Gaia Realini é a nova líder da juventude e Elisa Balsamo segue líder dos pontos. A Team SD Worx-Protime lidera por equipas.

Lotte Kopecky é a nova camisola amarela do Tour de Romandie Féminin (Foto: Alessandro Perrone/SprintCyclingAgency©2024)
Lotte Kopecky é a nova camisola amarela do Tour de Romandie Féminin (Foto: Alessandro Perrone/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock