Poderá Lennert Van Eetvelt triunfar na etapa 8 da La Vuelta?
Disputa-se hoje a oitava etapa da La Vuelta a España que nos promete uma excelente batalha pela vitória e geral. A Red Bull – Bora – Hansgrohe, a UAE Team Emirates e a Movistar Team são equipas que poderão querer comandar a corrida para tentar ganhar segundos a Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale). Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) tem aqui uma bela jornada para si. Será o belga capaz de se estrear a vencer em grandes voltas?
Perfil
A oitava etapa da La Vuelta a España apresenta um percurso de 158.7km entre Úbeda e Cazorla. O dia contará com um sprint intermédio, uma contagem de segunda categoria e uma contagem de terceira categoria. A jornada promete começar com um ritmo alto com vários ciclistas a tentar entrar na fuga do dia. Poderemos ter um pelotão que dê uma grande vantagem à fuga para que esta possa vingar ou um pelotão que controle a vantagem da fuga para que os favoritos consigam ganhar segundos na subida final.
Na subida de segunda categoria, o Puerto Mirador de las Palomas, com 7.3km a 5.1%, poderemos ter alguma equipa a acelerar para começar a partir a corrida. Mesmo assim, a etapa deverá ser decidida na subida final, a Sierra de Cazorla, com 4.8km a 7.1%. A subida é bastante explosiva e quem for ao limite muito cedo, poderá perder segundos importantes. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num pequeno grupo.
Favoritos
Lennert Van Eetvelt parte como principal favorito para a etapa 8 da La Vuelta a España. Van Eetvelt está num excelente momento de forma. O jovem belga tem aqui uma nova subida perfeita para si e é bem capaz de querer conquistar a sua primeira etapa numa grande volta.
Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e João Almeida (UAE Team Emirates) são os maiores adversários de Van Eetvelt. Roglic também tem aqui uma excelente subida final para si. O esloveno também quer ganhar segundos e de certeza que vai querer mexer. Almeida tem uma subida propriamente ao seu estilo. Mesmo assim, o português está num bom momento e pode muito bem estar na luta pela vitória.
Enric Mas (Movistar Team) e Mikel Landa (Soudal Quick-Step) têm melhorado bastante neste tipo de chegadas. Ambos também poderão mexer na corrida para tentar ganhar segundos ao camisola vermelha. Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) não teve a primeira chegada em alto que gostaria. O equatoriano parece a subir de nível e é bem capaz de mexer na corrida na subida final.
Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) tem aqui uma ótima subida para si. O dinamarquês não é um ciclista de mexer na corrida, mas pode bem vencer ao sprint num pequeno grupo. Ben O’Connor está mais motivado do que nunca. O australiano não tem aqui uma subida ao seu estilo, mas irá fazer de tudo para minimizar as perdas. Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) e Michael Woods (Israel – Premier Tech) já estão muito longe na geral. Ambos dão-se bem nestas subidas e poderão ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
Nota ainda para Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale), Adam Yates (UAE Team Emirates) e Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) que podem terminar entre os 10 primeiros e para Rémy Rochas (Groupama – FDJ), Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) e Giulio Ciccone (Lidl – Trek) que poderão ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lennert Van Eetvelt
⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic e João Almeida
⭐⭐⭐ Enric Mas, Mikel Landa e Richard Carapaz
⭐⭐ Mattias Skjelmose, Ben O’Connor, Max Poole e Michael Woods
⭐ Antonio Tiberi, Felix Gall, Adam Yates, Sepp Kuss, Rémy Rochas, Mauri Vansevenant e Giulio Ciccone
Portugueses em prova
João Almeida (UAE Team Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #11 e #125.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 13h30.
Foto de Capa: PhotoNews