Elisa Longo Borghini à espreita de novo triunfo na Classic Lorient Agglomération!
Após o Tour de France Femmes, o calendário World Tour feminino segue em frente. Hoje é dia da Classic Lorient Agglomération, a penúltima clássica World Tour do ano. A corrida conta com um pelotão de luxo que promete dar um grande espetáculo na luta pela vitória. Em 2023, a vitória sorriu a Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime) que estará presente para defender o seu título. Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) é a super favorita. Será a campeã italiana capaz de vencer a clássica francesa pela segunda vez na carreira?
Perfil
A Classic Lorient Agglomération apresenta um percurso de 159km com partida e chegada em Plouay. O dia contará com 11 muros. A corrida promete um ritmo alto desde início e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. Os muros irão começar a partir a corrida, mas as diferenças só deverão ser feitas na segunda metade da prova. O constante sobe e desce também não ajudará as ciclistas e irá dificultar bastante a presença das velocistas na luta pela vitória.
A 24km do fim, as ciclistas entraram no circuito final de 12km ao qual darão duas voltas. O circuito com o o Rostrevel, com 1.5km a 4.5%. As pendentes não são muito altas, mas a corrida promete ser bastante atacada, pois várias ciclistas não querem uma chegada ao sprint. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritas
Elisa Longo Borghini parte como principal favorita para a Classic Lorient Agglomération. Borghini está a fazer uma bela temporada onde conquistou o tão desejado Giro d’Italia Women. A italiana foi obrigada a falhar o Tour de France Femmes e terá aqui uma boa oportunidade para se redimir e regressar aos triunfos.
Mischa Bredewold e Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling) são as maiores adversárias de Elisa Longo Borghini. Bredewold continua a mostrar o seu grande talento. A Campeã da Europa tem aqui uma ótima corrida para si e de certeza que vai tentar vencer pelo segundo ano consecutivo. Kerboal fez um fantástico Tour de France Femmes. A francesa é uma ciclista que gosta de mexer na corrida e pode bem fazê-lo para tentar vencer a Classic Lorient Agglomération.
Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) e Liane Lippert (Movistar Team) também se dão muito bem neste tipo de percursos. Ambas são ciclistas que têm capacidade para mexer na corrida e para vencer ao sprint num grupo reduzido. Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) está em boa forma. A neerlandesa também é uma ciclista que pode bem mexer na corrida e deverá ser super importante taticamente para que a equipa americana possa vencer.
Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team) também fez um belo Tour de France Femmes. A australiana não tem uma boa ponta final e de certeza que vai mexer na corrida para tentar conseguir um grande resultado. Amber Kraak (FDJ-Suez) também se costuma dar bem nestas corridas. A neerlandesa é mais uma ciclista que pode mexer na corrida para tentar vencer em solitário como pode vencer ao sprint num pequeno grupo.
Ingvild Gaskjenn (Team Jayco-AlUla) está na sua temporada de afirmação. A norueguesa mostrou dar-se muito bem neste tipo de clássicas e parece estar com capacidade para conseguir mais um excelente resultado. Elisa Balsamo (Lidl – Trek) poderá aguentar o ritmo das melhores e ter aqui uma chance para vencer a corrida ao sprint, mas tudo dependerá do ritmo que a prova tiver.
Nota ainda para Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing), Lotte Claes (Arkea-B&B Hotels), Victoire Berteau (Cofidis), Gladys Verhulst (FDJ-Suez) e Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) que podem terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini
⭐⭐⭐⭐ Mischa Bredewold e Cédrine Kerbaol
⭐⭐⭐ Karlijn Swinkels, Liane Lippert e Shirin Van Anrooij
⭐⭐ Sarah Gigante, Amber Kraak, Ingvild Gaskjenn e Elisa Balsamo
⭐ Soraya Paladin, Lotte Claes, Victoire Berteau, Gladys Verhulst e Dominika Wlodarcyzk
Portuguesas em prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/stream.php) a partir das 13h00!
Foto de Capa: Getty Images