Poderá Jonas Vingegaard regressar aos triunfos na etapa 1 do Tour de Pologne?
Após a Donostia San Sebastian Klasikoa, o calendário World Tour segue em frente e teremos o regresso das corridas por etapas. Começa hoje a 81ª edição do Tour de Pologne que nos promete um excelente espetáculo na luta pelas etapas e classificação geral. Em 2023, a vitória sorriu a Matej Mohoric (Bahrain Victorious) que estará presente para defender o seu título. Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) é o nome de mais destaque presente na corrida. O dinamarquês é o super favorito para a etapa 1. Será o dinamarquês capaz de confirmar o favoritismo?
Perfil
A primeira etapa do Tour de Pologne apresenta um percurso de 157km entre Wroclaw e Karpacz. O dia contará com quatros sprints intermédios, umas contagem de terceira categoria e uma contagem de segunda categoria. A jornada deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. As equipas dos principais favoritos deverão controlar o ritmo da corrida para que estes possam vingar.
A fuga deverá ser alcançada antes da subida final em Karpacz. Os primeiros 2.9km têm uma pendente média de 4.5%, e os favoritos poderão querer ir buscar segundos no sprint intermédio. Após o sprint intermédio, os ciclistas têm uma ligeira descida que os leva para os últimos 3.2km que têm uma pendente média de 6.5%. Esta parte final é bastante dura e deverá favorecer os ciclistas que trepam bem e conseguem ser explosivos. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritos
Jonas Vingegaard parte como principal favorito para a etapa 1 do Tour de Pologne. Vingegaard está a fazer uma bela temporada. O dinamarquês não se mostrou no seu melhor na Donostia San Sebastian Klasikoa, mas tem aqui uma bela corrida para regressar ao seu melhor e aos triunfos.
Diego Ulissi (UAE Team Emirates) e Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) são os maiores adversários de Vingegaard. Ulissi tem feito uma excelente temporada. O italiano tem se mostrado muito bem neste tipo de jornadas e é bem capaz de ter liberdade para lutar pela vitória. Onley continua a mostrar o seu potencial e até já se estreou a vencer no World Tour. A subida de hoje é perfeita para si e pode bem estar na luta pela vitória.
Rafal Majka (UAE Team Emirates) está a correr em casa e de certeza que é um dos líderes da equipa. O polaco pretende conquistar pelo menos uma etapa e irá tentar de tudo para o fazer. Romain Grégoire (Groupama – FDJ) também se costuma dar bem nestes finais explosivos. O jovem francês tem uma ótima ponta final e pode bem estar na luta pela vitória. Pello Bilbao (Bahrain Victorious) tem feito uma bela temporada, mas acabou por não ter o Tour de France que gostaria. O espanhol tem aqui uma boa jornada para si e pode bem regressar aos grandes resultados.
Thibau Nys (Lidl – Trek) está a regressar à competição. O belga já mostrou ser capaz de estar com os melhores neste tipo de etapas e pode bem estar na luta pela vitória. Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) tem se mostrado muito bem este ano. O francês também se dá muito bem neste tipo de etapas e pode estar na luta por um lugar do pódio.
Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) parece estar num bom momento, mas acabou por não ter os Jogos Olímpicos que gostaria. O americano tem aqui uma boa corrida para si e pode bem regressar aos excelentes resultados. Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) deverá estar ao serviço de Vingegaard. Se o dinamarquês não estiver bem, o neerlandês pode ter liberdade para ir em busca da sua primeira vitória no World Tour.
Nota ainda para Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL), Max Schachmann (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost), Matej Mohoric (Bahrain Victorious) e Felix Grosschartner e Jan Christen (UAE Team Emirates) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐⭐ Diego Ulissi e Oscar Onley
⭐⭐⭐ Rafal Majka, Romain Grégoire e Pello Bilbao
⭐⭐ Thibau Nys, Aurélien Paret-Peintre, Magnus Sheffield e Wilco Kelderman
⭐ Romain Bardet, Max Schachmann, Lukas Nerurkar, Matej Mohoric, Felix Grosschartner e Jan Christen
Portugueses em prova
Nenhum português estará presente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/stream.php) a partir das 11h15.
Foto de Capa: ASO