Lorena Wiebes e o sonho amarelo na abertura do Tour de France Femmes!

Começa hoje uma das provas mais esperadas do ano para o pelotão feminino, o Tour de France Femmes! A 3ª edição da grande volta francesa conta com um pelotão de luxo com vários estrelas do ciclismo feminino. Em 2023, a vitória sorriu a Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) que estará presente para defender o seu título. Este ano, o Tour começa nos Países Baixos e a neerlandesa de certeza que quer vencer novamente.

Com a primeira jornada a ser perfeita para as sprinters, Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) também irá querer conquistar etapas. Será a neerlandesa capaz de ser a primeira camisola amarela ou será que teremos outra ciclista da casa a conquistar a etapa 1?

Perfil

A primeira etapa do Tour de France Femmes apresenta um percurso de 123km entre Roterdão e La Haye. O dia contará com uma contagem de quarta categoria e um sprint intermédio. A fuga não deverá ter dificuldades a formar-se e as equipas dos sprinters deverão comandar o pelotão. O vento não deverá ser muito forte, mas mesmo assim, pode haver a possibilidade de echelons acontecerem. Nos últimos kms, o ritmo promete ser elevado com as sprinters a tentarem colocar-se na melhor posição possível para o sprint final.

O perfil da etapa 1 do Tour de France Femmes
O perfil da etapa 1 do Tour de France Femmes

Favoritas

Lorena Wiebes parte como principal favorita para a primeira etapa do Tour de France Femmes. Wiebes está a fazer uma fantástica temporada onde já conta com 18 vitórias. A neerlandesa tem se mostrado muito superior em chegadas ao sprint e tem aqui uma bela chance para vencer novamente.

Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) e Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) são as maiores adversárias de Wiebes. Vos também se tem mostrado num grande nível este ano. A neerlandesa pretende vencer etapas e tem aqui uma boa oportunidade para o fazer, mas não será fácil bater Wiebes. Kool não teve o início de temporada que gostaria. A neerlandesa está cada vez melhor e pode ter capacidade para desafiar Wiebes na luta pela etapa.

Elisa Balsamo (Lidl – Trek) parece não estar na sua melhor forma. Mesmo assim, a italiana não deve ser descartada da luta pela etapa. Daria Pikulik (Human Powered Health) poderá estar um pouco fatigada por causa do ciclismo de Pista nos Jogos Olímpicos. Mesmo assim, a polaca está muito bem e pode estar na luta pelo pódio. Chloé Dygert (Canyon//SRAM Racing) parece estar em boa forma. A americana é bem capaz de ter liberdade para sprintar e pode bem terminar entre as 3 primeiras.

Anninna Ahtosalo (Uno-X Mobility) tem confirmado ano após ano o seu potencial. A jovem finlandesa tem feito uma bela temporada e pode conseguir aqui mais um belo resultado. Thalita De Jong (Lotto Dstny) regressou ao seu melhor nível este ano. A neerlandesa. tem sido um dos destaques da temporada e pode conseguir mais um excelente resultado. Mylene De Zoete (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Lotta Henttala (EF – Oatly – Cannondale) já mostraram que são capaz de surpreender. A etapa de hoje é ótima para ambas e podem bem estar na luta pelo top5.

Nota ainda para Rachele Barbieri (Team DSM-Firmenich PostNL), Ruby Roseman-Gannon (Liv AlUla Jayco), Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck), Michaela Drummond (Arkea-B&B Hotels) e Maggie Coles-Lyster (Roland) que podem terminar entre as 10 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Marianne Vos e Charlotte Kool
⭐⭐⭐ Elisa Balsamo, Daria Pikulik e Chloé Dygert
⭐⭐ Anniina Ahtosalo, Thalita De Jong, Mylene De Zoete e Lotta Henttala
⭐ Rachele Barbieri, Ruby Roseman-Gannon, Puck Pieterse, Michaela Drummond e Maggie Coles-Lyster

Portuguesas em prova

Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h00!

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock