Charlotte Kool triunfa em Le Haye e é a primeira camisola amarela do Tour de France Femmes!
A neerlandesa Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) venceu a primeira etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 123km entre Roterdão e La Haye, batendo a campeã finlandesa Anniina Ahtosalo (Uno-X Mobility) e a italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek). A etapa ficou marcada por um problema mecânico de Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) nos metros finais, que tirou assim a super favorita para o dia de hoje da luta pela vitória. Kool conquistou a sua segunda vitória da temporada e é assim a primeira camisola amarela.
Começo com ritmo alto e alguns ataques, mas fuga consegue formar-se
A primeira etapa do Tour de France Femmes começou com um ritmo alto. Ao km 19, Yurani Blanco (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi), Gaia Masetti (AG Insurance-Soudal Team) e Agnieszka Skalniak-Sójka (Canyon//SRAM Racing) saltaram do pelotão e conseguiram uma pequena vantagem. 4km depois, os três acabaram por ser alcançados. Ao km 34, algumas ciclistas tentaram formar a fuga do dia, mas não tiveram sucesso. 10km depois, Cristina Tonetti (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) atacou e formou a fuga do dia.
Ao km 48, Giorgia Vettorello (Roland) e Yurani Blanco saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para Tonetti. 5km depois, uma grande queda aconteceu no pelotão. Gaia Realini (Lidl – Trek) ficou envolvida e ainda teve de trocar de bicicleta. A italiana ficou a cerca de 2:00 do pelotão, mas tinha colegas de equipa consigo para a ajudar a reentrar. Poucos kms depois, Blanco e Vettorello foram alcançadas.
Fuga alcançada e as equipas começam a preparar-se para uma chegada ao sprint
Ao km 61, na única contagem do dia, Tonetti foi a primeira a passar no alto. 2km depois, a italianas acabou por ser alcançada. Gaia Realini acabou por conseguir reentrar no pelotão. A 38km do fim, no sprint intermédio do dia, Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) conquistou a pontuação máxima. Lorena Wiebes, Charlotte Kool e Elisa Balsamo não tentaram conquistar pontos no sprint intermédio. Logo a seguir, o ritmo baixou um pouco e tanto as sprinters como as favoritas à geral tentavam manter-se bem colocadas.
Charlotte Kool aproveita azar de Lorena Wiebes e conquista a camisola amarela
Nos últimos kms, a corrida estava caótica com várias equipas a lutar pela frente do pelotão. A 1.5km da meta, Loes Adegeest (FDJ-Suez) e Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) ficaram envolvidas numa queda, mas acabou por ser dentro da zona de proteção e ambas acabaram por receber o mesmo tempo da vencedora. No início do km final, a Team SD Worx-Protime e a Team DSM-Firmenich PostNL comandavam o pelotão.
A 400 metros da meta, Lorena Wiebes sofreu um problema mecânico, após um toque de rodas com Anniina Ahtosalo, que acabou por tirar a neerlandesa da luta pela etapa. Poucos metros depois, Charlotte Kool percebeu que a super favorita estava com um problema e lançou o sprint final. A neerlandesa acabou por não dar hipótese, conquistando assim a primeira etapa do Tour de France Femmes. Ahtosalo voltou a confirmar o seu potencial ao conseguir ser 2ª! Elisa Balsamo completou o pódio. Marianne Vos teve de começar a sprintar cedo por não estar bem colocada e acabou por ser apenas 5ª.
Charlotte Kool é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos do Tour de France Femmes. Anniina Ahtosalo é a primeira líder da juventude e Cristina Tonetti da montanha. A Ceratizit-WNT Pro Cycling é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ASO