Poderá Lotte Kopecky fazer história na prova de fundo dos Jogos Olímpicos!

Um dos dias mais esperados do calendário feminino para esta temporada chegou! Hoje é dia da prova de fundo dos Jogos Olímpicos! A corrida conta com as principais estrelas do pelotão mundial que prometem dar-nos um grande espetáculo na luta pelo tão desejado Ouro Olímpico. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Anna Kiesenhofer (Seleção da Áustria) surpreendeu ao conquistar o Ouro e estará presente para defender o seu título. Lotte Kopecky (Seleção da Bélgica) é a maior favorita. Será a Campeã do Mundo capaz de ser a primeira belga a tornar-se Campeã Olímpica de fundo?

Perfil

A prova de fundo feminina dos Jogos Olímpicos apresenta um percurso de 158km com partida e chegada em Paris. O dia contará com 8 muros e 3 setores de paralelo. A corrida é marcada por o autêntico sobe e desce de início ao fim. Os muros não têm uma grande distância, mas deverão marcar as pernas das ciclistas para a segunda metade da corrida e para os momentos chaves da jornada.

Ao km 109.5, as ciclistas entram num circuito que é marcado pelo Côte de ça Butte Montmatre, com 1.1km a 5.4%. O pelotão passará três vezes por este muro e poderá ser o ponto onde os principais ataques poderão acontecer. Ao km 151, as ciclistas irão sair deste circuito e têm 7km em plano pela frente que as levarão à linha de meta em Paris. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

O perfil da prova de fundo feminina dos Jogos Olímpicos
O perfil da prova de fundo feminina dos Jogos Olímpicos

Favoritas

Lotte Kopecky parte como principal favorita para a prova de fundo feminina dos Jogos Olímpicos. Kopecky está a fazer uma fantástica temporada e tem aqui uma corrida perfeita para as suas características. A belga vai ser a ciclista mais marcada, mas mesmo assim, já mostrou ser capaz de ser a ciclista mais forte no final do dia.

Demi Vollering e Marianne Vos (Seleção dos Países Baixos) são as maiores adversárias de Kopecky. A seleção neerlandesa tem a equipa mais forte, mas terá de ser perfeita taticamente para poder vencer e tem aqui duas fortes candidatas para conquistar o Ouro. Vollering também se dá muito bem neste tipo de corridas. A neerlandesa está a fazer uma grande temporada e pode aqui juntar mais uma grande corrida ao seu glorioso palmarés. Vos conquistou o Ouro nos jogos Olímpicos de Londres em 2012. A veterana está de volta ao seu melhor nível e pode ter aqui uma grande chance para vencer novamente.

Elisa Longo Borghini (Seleção da Itália) está possivelmente na melhor forma da sua carreira. A italiana tem se mostrado muito bem neste tipo de jornadas e pode bem estar na luta pelo Ouro. Kasia Niewiadoma (Seleção da Polónia) está também a fazer uma bela temporada. A polaca não tem receio de mexer na corrida e é bem capaz de o fazer para tentar conquistar o Ouro. Anna Henderson (Seleção da Grã-Bretanha) vem de um grande momento. Depois de início de ano atribulado, a britânica está de volta ao seu melhor e pode surpreender ao estar na luta pelas medalhas.

Grace Brown (Seleção da Austrália) conquistou o Ouro no contrarrelógio. A australiana já está a correr sem pressão e de certeza que quer conseguir mais um grande resultado na última temporada da sua carreira. Pfeiffer Georgi é mais uma arma da Seleção da Grã-Bretanha para o dia de hoje. A britânica tem mostrado ano após ano a sua evolução neste tipo de corridas e de certeza que estará na luta pelas medalhas.

Juliette Labous (Seleção da França) está a ter o melhor ano da sua carreira. A francesa está num excelente nível e de certeza que vai tentar de tudo para conquistar uma medalha em casa. Lorena Wiebes (Seleção dos Países Baixos) já soma 18 vitórias este ano. O perfil não é propriamente ao seu estilo, mas a neerlandesa pode conseguir estar com as melhores e numa chegada ao sprint, é muito difícil alguém ter capacidade para a bater.

Nota ainda para Cecilie Uttrup Ludwig (Seleção da Dinamarca), Christina Schweinberger (Seleção da Áustria), Elisa Balsamo (Seleção da Itália), Elise Chabbey (Seleção da Suíça) e Blanka Vas (Seleção da Hungria) que podem terminar entre as 10 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Lotte Kopecky
⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering e Marianne Vos
⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini, Kasia Niewiadoma e Anna Henderson
⭐⭐ Grace Brown, Pfeiffer Georgi, Juliette Labous e Lorena Wiebes
⭐ Cecilie Uttrup Ludwig, Christina Schweinberger, Elisa Balsamo, Elise Chabbey e Blanka Vas

Portuguesas em prova

Daniela Campos é a única portuguesa presente e estará com o dorsal #81!

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 16h10!

Foto de Capa: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock