Reviravolta na Volta a Portugal! Abner Gonzalez vence etapa 9 e Artem Nych é o novo líder!

O porto-riquenho Abner Gonzalez (Efapel Cycling) venceu a nona etapa da Volta a Portugal, uma ligação de 170.8km entre Maia e Mondim de Basto, após ser mais forte, nos metros finais, que o russo Artem Nych (Sabgal – Anicolor Cycling Team). O espanhol David Delgado (Burgos – BH) completou o pódio a 22s. Nych estava a 2:49 de Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) antes do início da etapa, mas decidiu arriscar em ir para a fuga. O russo da Sabgal – Anicolor Cycling Team fez uma bela jornada em fuga onde conseguiu ser segundo e ser assim o novo camisola amarela.

Fuga com fortes nomes consegue formar-se

A nona etapa da Volta a Portugal começou com vários ciclistas a tentar saltar do pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. Ao km 13, Lukas Meiler (Team Vorarlberg), Jaume Guardeño (Caja Rural – Seguros RGA), Pablo Carrascosa (Equipo Kern Pharma), David Delgado e Alejandro Franco (Burgos – BH), Andoni Lopez de Abetxuko, Xavier Cañellas e Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi), Andrew Vollmer (Illes Balears Arabay Cycling), Frederico Figueiredo e Artem Nych (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Richard Arnopol (Project Echelon Racing), Henrique Casimiro, Aleksandr Grigorev, Abner Gonzalez e Keegan Swirbul (Efapel Cycling), Pedro Silva (ABTF Betão – Feirense), Bruno Silva (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Rui Carvalho, Luís Gomes e Andrey André (GI Group Holding – Simoldes – UDO), Luís Fernandes, Gonçalo Leaça e João Medeiros (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Alvaro Trueba e Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Jesus Del Pino e Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Edgar Cadena (Petrolike) e Hélder Gonçalves (Rádio Popular – Paredes – Boavista) atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 27, na meta volante em Paredes, Tivani assegurou a pontuação máxima. A ABTF Betão – Feirense comandava o pelotão, mas a fuga tinha uma vantagem de 4:05. Artem Nych, Jesus Del Pino e Gonçalo Leaça eram os nomes perigosos da fuga e estavam os três a menos de 3:00 de Afonso Eulálio.

Corrida começa a partir nas contagens do dia

Ao km 63, na meta volante em Amarante, Tivani conquistou a pontuação máxima. 30km depois, na contagem na Serra do Marão, Cañellas foi o primeiro a passar no alto. O ritmo da corrida estava a aumentar e a fuga começava a perder elementos. A 63km do fim, na contagem no Velão, Grigorev foi o primeiro a passar no alto. A Equipo Kern Pharma passou também para a frente do pelotão, mas não estava fácil diminuir a vantagem da fuga.

Poucos kms depois, os ciclistas na subida ao Barreiro, com 10.2km a 6.2%. Frederico Figueiredo rapidamente aumentou o ritmo e a fuga conseguiu ter uma vantagem de 5:00. No pelotão, o ritmo também era bastante forte e o grupo estava muito reduzido. A 47km do fim, Diego Camargo (Petrolike) perdeu o contacto com o pelotão. António Carvalho (ABTF Betão – Feirense) também já não estava no grupo. 3km depois, Frederico abriu para o lado e Luís Fernandes assumiu o comando do grupo da frente.

Favoritos ao ataque na subida ao Barreiro, mas tudo volta a juntar-se

No pelotão, Jon Agirre (Equipo Kern Pharma) atacou e tentava chegar a Carrascosa que já estava à sua espera. Colin Stussi (Team Vorarlberg) tentou sair do grupo para chegar ao espanhol, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi) atacou e foi apenas seguido por Stussi. A 43km do fim, Afonso Eulálio chegou a ritmo com Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e José Félix Parra (Equipo Kern Pharma) aos dois. Poucos metros depois, Eulálio atacou e tentava ganhar tempo a Stussi.

A 41km do fim, Luís Fernandes foi o primeiro a passar no topo da subida ao Barreiro. Frederico Figueiredo e Nicolas Tivani conseguiram reentrar no grupo da frente. 2km depois, Afonso Eulálio chegou a Jon Agirre e Carrascosa. Pedro Silva estava à espera do grupo do camisola amarela. A cerca de 30km do fim, a descer, Luís Fernandes e Gonçalo Leaça conseguiram uma pequena vantagem. Os dois tinham 15s de vantagem sobre os perseguidores, 2:45 sobre o grupo de Afonso Eulálio e 3:25 sobre o grupo de Colin Stussi. Bizkarra sofreu uma avaria e perdeu muito tempo a trocar de bicicleta.

A 25km da meta, os dois da frente foram alcançados. Mikel Bizkarra, Joan Bou e Diego Camargo foram alguns ciclistas que conseguiram reentrar no grupo de Stussi. A Euskaltel – Euskadi juntou-se a Team Vorarlberg e começava a fechar o espaço para Afonso Eulálio. 17km depois, o grupo de Stussi chegou ao grupo do camisola amarela. A fuga já tinha entrado na subida final à Senhora da Graça, com 8.4km a 7.5%, e tinham uma vantagem de 3:45.

Fuga começa a partir na Senhora da Graça e a quebra do camisola amarela

A 7km da meta, Artem Nych acelerou e foi apenas seguido por Abner Gonzalez, Jaume Guardeño, Alejandro Franco, David Delgado e Gonçalo Leaça. 2.5km depois, Afonso Eulálio atacou e tentava defender a sua camisola amarela. Poucos metros depois, Colin Stussi fechou o espaço com Jon Agirre e Delio Fernandez. Na frente da corrida, Franco acabou por ceder.

A 3km da meta, Stussi acelerou e acabou por largar Agirre e Delio Fernandez. Poucos metros depois, Afonso Eulálio acabou por quebrar e perdeu assim as suas chances de lutar pela Volta a Portugal. Stussi impunha um ritmo alto, mas estava a conseguir diminuir muito a vantagem do grupo de Artem Nych. A 2km da meta, Gonçalo Leaça acabou por perder o contacto com a frente da corrida. Alguns metros depois, Jaume Guardeño também acabou por ceder.

Abner Gonzalez triunfa na Senhora da Graça com reviravolta na geral da Volta a Portugal

A 900 metros da meta, Delgado atacou, mas Abner Gonzalez rapidamente fechou o espaço. Artem Nych voltou a passar para o comando do grupo e, 400 metros depois, Delgado acabou por quebrar. Nos metros finais, Abner Gonzalez atacou e Artem Nych não teve capacidade para responder. O porto-riquenho seguiu assim com o seu ritmo para conquistar a etapa 9 da Volta a Portugal. Nych foi segundo a 6s e completou a grande reviravolta na classificação geral. Delgado fechou o pódio. Guardeño foi 4º a 29s e conseguiu subir para o top10 da geral.

Gonçalo Leaça foi 5º a 51s, e depois de dois dias de fuga, o português fez uma fantástica recuperação para subir para o top4 da geral. Colin Stussi foi 13º a 3:21. O suíço segue no pódio da geral, mas pode ter perdido aqui as suas chances de lutar pela vitória. Afonso Eulálio quebrou imenso nos últimos kms e foi apenas 22º a 4:39.

Artem Nych é o novo líder da classificação geral e do Combinado da Volta a Portugal. O russo parte para o contrarrelógio final com 49s de vantagem sobre Abner Gonzalez, 53s sobre Colin Stussi e 57s sobre Gonçalo Leaça. Jaume Guardeño líder da juventude e Nicolas Tivani da classificação por pontos. Luis Angel Mate (Euskaltel – Euskadi) segue líder da classificação da montanha e a Euskaltel – Euskadi lidera por equipas.

Artem Nych é o novo camisola amarela da Volta a Portugal
Artem Nych é o novo camisola amarela da Volta a Portugal

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Fotos: Matias Novo / Podium Events

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock