Tomas Contte vence etapa 8 da Volta a Portugal! Afonso Eulálio segue o camisola amarela!

O argentino Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) venceu a oitava etapa da Volta a Portugal, uma ligação de 182.4km entre Viana do Castelo e Fafe, batendo ao sprint o espanhol Andoni Lopez de Abetxuko (Euskaltel – Euskadi) e o português Rafael Reis (Sabgal – Anicolor Cycling Team). O português Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) chegou no pelotão e segue o camisola amarela.

Fuga consegue uma grande vantagem sobre o pelotão

A oitava etapa da Volta a Portugal começou com diversas tentativas de ataque com Lukas Ruegg (Team Vorarlberg), Javier Ibanez (Caja Rural – Seguros RGA), Iñigo Elosegui e Hugo Aznar (Equipo Kern Pharma), Óscar Pelegrí (Burgos – BH), Andoni Lopez de Abetxuko e Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi), Unai Esparza (Illes Balears Arabay Cycling), Luís Mendonça e Rafael Reis (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Stephen Bassett, Samuel Boardman e Zach Gregg (Project Echelon Racing), Tiago Antunes e Pedro Pinto (Efapel Cycling), João Matias, Bruno Silva e César Martingil (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Francisco Guerreiro e Luís Gomes (GI Group Holding – Simoldes – UDO), Gonçalo Leaça e Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Francisco Campos (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Tomas Contte, Alejandro Callejas (Petrolike) e Raul Rota e João Martins (Rádio Popular – Paredes – Boavista) a formarem a fuga do dia.

Alguns ataques, mas tudo acaba por se juntar na frente da corrida

Ao km 45, na meta volante em Valença, Tomas Contte assegurou a pontuação máxima. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e a fuga tinha uma vantagem de 9:00. 25km depois, na contagem no Extremo, Bruno Silva foi o primeiro a passar no topo. O pelotão continuava com um ritmo baixo e a fuga já tinha uma vantagem superior a 10:00.

A 80km do fim, na meta volante na Ponte, João Matias conquistou a pontuação máxima. 11km depois, na contagem na Portela do Vale, Bruno Silva foi o primeiro a passar no alto. O pelotão continuava a impor um ritmo tranquilo e a fuga seguia com uma vantagem de 11:00. A 35km do fim, na contagem na Geraz do Minho, Luís Mendonça foi o primeiro a passar no alto. 4km depois, na meta volante na Póvoa de Lanhoso, Diogo Narciso assegurou a pontuação máxima.

A 17km da meta, Pedro Pinto atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. 2km depois, o português acabou por ser alcançado. A 10km da meta, João Matias acelerou e conseguiu uma pequena vantagem. 1.3km depois, Diogo Narciso fez a ponte para o seu compatriota, mas João Matias não cooperava consigo. A 6km da meta, Samuel Boardman juntou-se ao duo da frente. 1km depois, o trio da frente foi alcançado. Pedro Pinto tentou novamente isolar-se, mas não teve sucesso e acabou por ser o primeiro a passar no topo da contagem em Golães.

Tomas Contte impõe-se ao sprint em Fafe e Afonso Eulálio segue líder

O grupo da frente seguiu todo junto e os ciclistas começavam a preparar-se para uma chegada ao sprint. Nos metros finais, Iñigo Elosegui lançou o sprint final, mas foi rapidamente ultrapassado por Tomas Contte que tinha Andoni Lopez de Abetxuko e Rafael Reis na sua roda. Nenhum dos dois foi capaz de passar o argentino que conquistou assim a etapa 8 da Volta a Portugal. Abetxuko foi mais forte que Rafael Reis para ser segundo.

No pelotão, na última subida categorizada do dia, Colin Stussi (Team Vorarlberg) tentou sair do grupo, mas Afonso Eulálio não deixou o suíço ganhar um espaço importante. Luís Fernandes (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) chegou a conseguir uma ligeira vantagem, mas acabou por ser alcançado. Nos metros finais, Abner Gonzalez (Efapel Cycling) surpreendeu ao lançar o sprint de longe. O porto-riquenho foi apenas seguido por Stussi e Eulálio e os três conseguiram ganhar 3s ao resto dos favoritos à geral.

Afonso Eulálio segue o líder da classificação geral da Volta a Portugal. Colin Stussi segue líder do Combinado e Jaume Guardeño (Caja Rural – Seguros RGA) da juventude. Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) manteve a liderança da classificação por pontos e Luis Angel Maté (Euskaltel – Euskadi) da montanha. A Euskaltel – Euskadi segue a melhor equipa.

Afonso Eulálio segue o camisola amarela da Volta a Portugal
Afonso Eulálio segue o camisola amarela da Volta a Portugal

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Fotos: Matias Novo / Podium Events

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock