Poderá Afonso Eulálio reforçar a sua liderança da geral na etapa 6 da Volta a Portugal?
Disputa-se hoje a sexta etapa da Volta a Portugal que nos promete um grande espetáculo na luta pela etapa e classificação geral. A ABTF Betão – Feirense deverá querer que a fuga consiga uma grande vantagem, mas equipas como a Team Vorarlberg, a Equipo Kern Pharma e a Euskatel – Euskadi poderão pegar na corrida para tentar fazer diferenças. Afonso Eulálio tem aqui uma etapa perfeita para si. Será o português capaz de vencer uma etapa e defender a sua camisola amarela?
Perfil
A sexta etapa da Volta a Portugal apresenta um percurso de 169.1km entre Bragança e Boticas. O dia contará com três metas volantes, quatro contagens de primeira categoria e uma contagem de primeira categoria. A jornada promete começar com um forte ritmo com vários ciclistas a tentarem entrar na fuga para lutarem pela montanha e etapa. Poderemos ter um pelotão que dê uma grande vantagem á fuga para que esta possa vingar ou um pelotão que controle a corrida para os favoritos lutarem pela vitória.
As subidas de terceira categoria não apresentam uma grande inclinação, mas deverão marcar bastante as pernas dos ciclistas para a subida de primeira categoria. A última subida em Torneiros, com 4.8km a 8.1%, promete fazer estragos e deverá partir a corrida. Após o topo da subida, ainda faltam 16km que terão zonas de falso plano e descida. Mesmo assim, um ciclista que isole na subida, poderá ter uma bela chance para chegar à meta em solitário.
Favoritos
Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) parte como principal favorito para a etapa 6 da Volta a Portugal. Eulálio está num excelente momento de forma. A última subida do dia é perfeita para as suas características e pode ter aqui uma boa chance para reforçar a sua liderança da geral.
Colin Stussi (Team Vorarlberg) e Jon Agirre (Equipo Kern Pharma) são os maiores adversários de Afonso Eulálio. Stussi e Agirre estão a fazer também uma bela Volta a Portugal. Ambos já mostraram que não têm receio para mexer na corrida e poderão fazê-lo para ganhar segundos na geral.
António Carvalho (ABTF Betão – Feirense) está a subir de forma. O português poderá mexer na corrida para tentar subir lugares na geral e para que a ABTF Betão – Feirense tenha mais um ciclista no top3 da geral. Diego Camargo (Petrolike) também não tem receio de atacar. O colombiano pode bem fazê-lo para se aproximar do pódio da geral. Francisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista) tem aqui uma boa etapa para si. O venezuelano de certeza que vai tentar entrar na fuga para conquistar a etapa.
Joan Bou e Mikel Bizkarra deverão ser as apostas da Euskaltel – Euskadi para o dia de hoje. Ambos estão em boa forma e poderão mexer na corrida para se aproximarem da camisola amarela. Artem Nych e Frederico Figueiredo deverão ser os líderes da Sabgal – Anicolor Cycling Team para o dia de hoje. Ambos estão longe na geral e podem bem ir para a fuga para tentar dar uma vitória à equipa portuguesa.
Nota ainda para Luís Fernandes (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e Ander Okamika (Burgos – BH) que poderão terminar entre os 10 primeiros e para Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e Henrique Casimiro (Efapel Cycling) que poderão ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Afonso Eulálio
⭐⭐⭐⭐ Colin Stussi e Jon Agirre
⭐⭐⭐ António Carvalho, Diego Camargo e Francisco Peñuela
⭐⭐ Joan Bou, Mikel Bizkarra, Artem Nych e Frederico Figueiredo
⭐ Luís Fernandes, Delio Fernandez. Ander Okamika, Alexandre Montez e Henrique Casimiro
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na RTP1 a partir das 15h00!
Foto de Capa: João Fonseca