Artem Nych vence etapa 6 da Volta a Portugal! Afonso Eulálio é 2º e segue líder da geral!

O russo Artem Nych (Sabgal – Anicolor Cycling Team) venceu a sexta etapa da Volta a Portugal, uma ligação de 169.1km entre Bragança e Boticas, após isolar-se na frente da corrida a 20km para a meta. O português Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) foi segundo a 1:00, após ser o mais forte ao sprint do pelotão, e segue assim o camisola amarela. O americano Tyler Stites (Project Echelon Racing) completou o pódio.

Começo de etapa com um forte ritmo

A sexta etapa da Volta a Portugal começou com um ritmo alto. Ao km 7, na contagem na Serra de Nogueira, Luis Angel Maté (Euskaltel – Euskadi) foi o primeiro a passar no topo. 9km depois, James Fouche (Euskaltel – Euskadi) e Noah Campos (GI Group Holding – Simoldes – UDO) tentaram formar a fuga do dia, mas foram rapidamente alcançados. O ritmo da corrida seguia forte e o pelotão continuava compacto.

Ao km 33, Javier Ibanez (Caja Rural – Seguros RGA) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. 15km depois, Luís Gomes (GI Group Holding – Simoldes – UDO) e Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) atacaram, mas não ficaram mais de 5km isolados na frente da corrida. Ao km 67, na meta volante em Valpaços, Tivani conquistou a pontuação máxima. Colin Stussi (Team Vorarlberg) ainda conquistou 1s de bonificação. Logo a seguir, novos ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso.

Fuga com fortes elementos consegue formar-se

Ao km 80, Alejandro Franco (Burgos – BH) atacou e formou a fuga do dia. O espanhol foi o primeiro a passar no topo da contagem em Argemil. Poucos kms depois, Alex Molenaar (Illes Balears Arabay Cycling) atacou e fez a ponte para Franco. A cerca de 73km do fim, Abel Balderstone (Caja Rural – Seguros RGA), Luis Angel Mate, Frederico Figueiredo e Artem Nych (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Tyler Stites, Joaquim Silva (Efapel Cycling), Cristian Rico (Petrolike) e Tivani fizeram a ponte para os dois da frente. Mate ainda conseguiu ser o primeiro a passar no topo na contagem da Serra da Padrela.

A 39km do fim, na meta volante em Vidago, Tivani conquistou a pontuação máxima. A fuga do dia tinha uma vantagem de 2:20 sobre o pelotão. 10km depois, na contagem em Pinho, Mate foi o primeiro a passar no alto. A 22km do fim, na meta volante em Boticas, Tivani conquistou a pontuação máxima. Poucos metros depois, os ciclistas entraram na última subida do dia, a Torneiros, com 4.8km a 8.1%. A fuga do dia tinha uma vantagem de 1:30, mas o pelotão estava a aumentar o ritmo.

Nych isola-se e Eulálio e Stussi mexem na corrida

Logo nos primeiros metros da subida em Torneiros, Nych acelerou e foi apenas seguido por Franco. A 20km da meta, Franco deixou de ter capacidade para seguir Nych. O espanhol acabou por ser alcançado por Mate, Joaquim Silva e Stites. No pelotão, Diego Camargo (Petrolike) atacou e foi seguido por Colin Stussi (Team Vorarlberg). Rico já estava à espera de Camargo e rapidamente aumentou o ritmo. Afonso Eulálio não respondeu de imediato, mas não demorou a fazer a ponte para Stussi, Camargo e Rico.

Colin Stussi acabou por aumentar o ritmo e só Afonso Eulálio o seguiu. Diego Camargo acabou por ceder, mas Cristian Rico ainda tentava ajudar o colombiano a chegar ao suíço e ao português. A 18km da meta, Eulálio atacou e Stussi foi obrigado a impor o seu ritmo, mas acabou por chegar à roda do português. Os dois acabaram por alcançar Mate, Stites, Franco e Joaquim Silva que estavam a 50s de Nych. 1km depois, Nych foi o primeiro a passar no topo da contagem em Torneiros.

Artem Nych resiste e Afonso Eulálio consegue ganhar segundos

A 10km da meta, Nych tinha uma vantagem de 40s sobre o grupo de Eulálio e Stussi e 1:20 sobre o grupo de Jon Agirre (Equipo Kern Pharma) e António Carvalho (ABTF Betão – Feirense). Camargo seguia a solo entre o grupo do camisola amarela e o grupo de Agirre. Poucos kms depois, o colombiano foi alcançado pelo grupo de Agirre. Nych entrou numa zona a descer que levava à linha de meta em Boticas e estava a aumentar a vantagem sobre os perseguidores.

Artem Nych seguiu com o seu ritmo e conseguiu assim salvar a Volta a Portugal da Sabgal – Anicolor Cycling Team com a vitória na etapa 6. Nos últimos kms, o grupo de Afonso Eulálio e Colin Stussi foi alcançado pelo grupo de Jon Agirre e António Carvalho. Eulálio lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese para ser assim segundo a 1:00. Tyler Stites foi mais forte que Colin Stussi para fechar assim o pódio. Luís Fernandes (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi apenas 24º a 2:36.

Com os 6s de bonificação conquistados na meta, Afonso Eulálio reforçou assim a sua liderança da classificação geral da Volta a Portugal. Luis Angel Mate segue líder da classificação da montanha e Nicolas Tivani da classificação por pontos. Jaume Guardeño (Caja Rural – Seguros RGA) segue líder da juventude e Colin Stussi do Combinado. A Euskaltel – Euskadi lidera por equipas.

Afonso Eulálio segue o camisola amarela da Volta a Portugal
Afonso Eulálio segue o camisola amarela da Volta a Portugal

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Fotos: Matias Novo / Podium Events

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock