Anouska Koster regressa às vitórias na Kreiz Breizh Elites!
A neerlandesa Anouska Koster (Uno-X Mobility) venceu a Kreiz Breizh Elites Dames, uma clássica de 136km entre Callac e Pontrieux, após isolar-se na frente da corrida a 3.8km para a meta. Koster bateu a britânica Alice Wood (Human Powered Health) e a polaca Marta Jaskulska (Ceratizit-WNT Pro Cycling) por 9s para regressar às vitórias quase 5 anos.
Primeira metade com ritmo alto, mas favoritas não demoram a mexer na corrida
Na primeira metade da Kreiz Breizh Elites Dames, o ritmo da corrida foi alto. Ataques aconteceram, mas na maior parte da primeira metade, o pelotão seguia compacto. A 60km do fim, Simone Boilard (Uno-X Mobility), Cedrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Jade Wiel (FDJ-Suez), Henrietta Christie (Human Powered Health), Floorje Mackaij (Movistar Team), Nikola Noskova (Cofidis), Eline Jansen (VolkerWessels Pro Cycling Team) e Monica Colonel (BePink-Bongioanni) atacaram e conseguiram uma vantagem de 30s sobre o pelotão.
A EF – Oatly – Cannondale assumiu a perseguição e fez com que as oito da frente fosse alcançadas a 48km do fim. 8km depois, novos ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. A 37km do fim, Victorie Guilman (St Michel-Mavic-Auber93) atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. Os ataques continuaram, mas mais nenhum ciclista conseguiu saltar do pelotão.
A 30km do fim, Guilman tinha 30s de vantagem sobre o pelotão. 3km depois, Laura Asencio (Ceratizit-WNT Pro Cycling) atacou e rapidamente se juntou à sua compatriota na frente da corrida. A 18km da meta, Maria Giulia Confalonieri (Uno-X Mobility) e Eline Jansen fizeram a ponte para Asencio e Guilman. As quatro começaram a colaborar muito bem e conseguiram aumentar a vantagem sobre o pelotão. 7km depois, Sheyla Gutierrez (Movistar Team) tentou fazer a ponte para o quarteto da frente, mas não teve sucesso.
Grande ataque de Anouska Koster nos últimos kms
A 7km da meta, no início da última volta ao circuito final, as quatro da frente foram alcançadas. 2.5km depois, Cedrine Kerbaol tentou isolar-se, mas Floortje Mackaij rapidamente fechou o espaço. A 3.8km da meta, Anouska Koster atacou e conseguiu uma excelente vantagem sobre o pelotão. Poucos metros depois, Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) e Mackaij saltaram do pelotão e tentavam chegar à neerlandesa.
A cerca de 1.5km da meta, Mackaij e Swinkels começaram a marcar-se e acabaram por ser alcançadas. Kouster manteve o seu ritmo e acabou por conquistar assim a sua primeira vitória com as cores da Uno-X Mobility na Kreiz Breizh Elites. Alice Wood foi a mais forte ao sprint do pelotão para ser segunda a 9s. Marta Jaskulska conseguiu ser mais forte que Swinkels para fechar assim o pódio. Destaca-se a boa corrida de Monica Colonel, que confirmou novamente a sua bela temporada ao conseguir ser quinta.
A portuguesa Beatriz Roxo (Cantabria Rio Miera) não terminou a corrida.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Kreiz Breizh Elites