Poderá Abel Balderstone vingar na primeira chegada em alto da Volta a Portugal?

Disputa-se hoje a primeira etapa da Volta a Portugal que nos promete um excelente espetáculo na luta pela etapa e classificação geral. A Caja Rural – Seguros RGA, a Petrolike, a Euskaltel – Euskadi e a Burgos – BH são equipas que podem controlar o ritmo da corrida para que os seus líderes possam ganhar segundos e disputarem a etapa. Rafael Reis (Sabgal – Anicolor Cycling Team) não deverá conseguir defender a sua liderança da geral. Será Abel Balderstone capaz de ser o novo camisola amarela?

Perfil

A primeira etapa da Volta a Portugal apresenta um percurso de 158.2km entre Anadia e Miranda do Corvo. O dia contará com três metas volantes, uma contagem de segunda categoria e uma contagem de primeira categoria. A jornada deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. As equipas dos principais favoritos deverão controlar a vantagem da fuga. A subida ao Senhor da Serra, com 4.5km a 6.9%, promete um ritmo alto e o pelotão deverá começar a perder elementos.

A etapa promete ser decidida na subida final ao Observatório de Vila Nova, com 9.9km a 8.2%. A subida é perfeita para puros trepadores que terão aqui uma boa oportunidade para conseguir ganhar tempo a favoritos que sejam melhor contrarrelogistas. O ritmo promete ser elevado e vários ataques deverão acontecer. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

O perfil da 1ª etapa da Volta a Portugal
O perfil da 1ª etapa da Volta a Portugal

Favoritos

Abel Balderstone (Caja Rural – Seguros RGA) parte como principal favorito para a etapa 1 da Volta a Portugal. Balderstone conseguiu regressar aos triunfos na Clásica Terres de l’Ebre. O espanhol tem aqui uma subida final ao seu estilo e pode bem mexer na corrida para ser o novo camisola amarela da Volta.

Diego Camargo (Petrolike) e Colin Stussi (Team Vorarlberg) são os maiores adversários de Balderstone. Camargo tem aqui também uma excelente subida para as suas características. O colombiano está a fazer uma boa temporada e é um dos ciclistas da Petrolike com capacidade para lutar pela geral. Stussi não teve um início de temporada fácil, mas parece ter encontrado a sua forma. O suíço parece dar-se bem nestas subidas e irá fazer de tudo para defender o seu título de vencedor da Volta.

Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) tem aqui uma subida final ao seu estilo. O jovem português está num bom momento e parece ter capacidade para estar com os melhores nos momentos decisivos. Jonathan Caicedo (Petrolike) também está a fazer uma ótima temporada. O equatoriano é mais um ciclista da equipa mexicana com capacidade para mexer na corrida para tentar vencer a etapa e assumir a liderança da geral.

Joan Bou e Mikel Bizkarra parecem ser os líderes da Euskaltel – Euskadi para a jornada de hoje. Ambos estão bastante consistentes esta temporada e tem aqui uma boa chegada para as características de ambos. A equipa espanhola pode bem aumentar o ritmo da corrida para que um dos dois possa vingar no Observatório de Vila Nova. José Félix Parra (Equipo Kern Pharma) tem aqui também uma boa jornada para as suas características. O espanhol tem feito uma bela temporada e é bem capaz de estar na luta pela vitória.

Abner Gonzalez (Efapel Cycling) não teve o início da Volta a Portugal que gostaria. O porto-riquenho perdeu tempo importante no prólogo por causa de um problema mecânico e terá de mexer na corrida para tentar recuperar segundos. António Carvalho (ABTF Betão – Feirense) deverá ter entrado no seu pico de forma na Volta. O português tem aqui uma boa jornada para si e é bem capaz de estar na luta pelo pódio.

Nota ainda para Frederico Figueiredo, Artem Nych e Mauricio Moreira (Sabgal – Anicolor Cycling Team) e Karel Vacek, Alejandro Franco e Ander Okamika (Burgos – BH) que poderão lutar por um lugar do top5.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Abel Balderstone
⭐⭐⭐⭐ Diego Camargo e Colin Stussi
⭐⭐⭐ Afonso Eulálio, Jonathan Caicedo e Joan Bou
⭐⭐ Mikel Bizkarra, José Félix Parra, Abner Gonzalez e António Carvalho
⭐ Frederico Figueiredo, Artem Nych, Mauricio Moreira, Karel Vacek, Ander Okamika e Alejandro Franco

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na RTP1 a partir das 15h00!

Foto de Capa: Team Caja-Rural Seguros RGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock