Jan Christen conquista Villafranca de Ordizia após solo de 10km! Rúben Guerreiro foi 5º!

O jovem suíço Jan Christen (UAE Team Emirates) venceu a Villafranca de Ordizia, uma clássica de 166km com partida e chegada em Ordizia, após isolar-se na frente da corrida a 10km da meta. O italiano Vincenzo Albanese (Arkea-B&B Hotels) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser segundo a 22s. O espanhol Pau Miquel (Equipo Kern Pharma) completou o pódio. O português Rúben Guerreiro (Movistar Team) também esteve presente no sprint e conseguiu um excelente quinto posto.

Começo bastante ofensivo, mas fuga consegue formar-se

A Villafranca de Ordizia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 5, Joey Rosskopf (Q36.5 Pro Cycling Team) conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. 5km depois, o americano foi alcançado. Logo a seguir, Igor Arrieta (UAE Team Emirates), Mathis Le Berre (Arkea-B&B Hotels), Max Kanter (Astana Qazaqstan Team), Rúben Fernandez (Cofidis), Remi Cavagna (Movistar Team), Alessandro De Marchi (Team Jayco-AlUla), Thomas de Gendt (Lotto Dstny), Sinuhé Fernandez (Burgos – BH), Iker Mintegi (Euskaltel – Euskadi), Rory Townsend (Q36.5 Pro Cycling Team), David Martin (Team Polti Kometa) e Valentin Ferron (TotalEnergies) atacaram e conseguiram isolar-se.

Ao km 20, ataques começaram a acontecer no grupo da frente e De Gendt e Cavagna conseguiram uma pequena vantagem. O grupo perseguidor acabou por ser alcançado. 8km depois, Townsend fez a ponte para o duo da frente. O pelotão acabou por decidir baixar o ritmo da corrida e a fuga conseguiu uma vantagem de 2:30.

Fuga alcançada, mas novos ataques acontecem no pelotão

A 80km do fim, Towsend tentou isolar-se na frente da corrida, mas acabou por não ter sucesso. A UAE Team Emirates comandava o pelotão e a fuga ainda tinha uma vantagem superior a 2:00. Cerca de 30km depois, o ritmo da corrida começou a aumentar e a vantagem da fuga diminuía. O português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) era um dos ciclistas que trabalhava na frente do pelotão. De Gendt deixou de ter capacidade para seguir Cavagna e Townsend e foi alcançado.

A 38km do fim, os dois sobreviventes da fuga do dia acabaram por ser alcançados. 16km depois, ataques começaram a acontecer no pelotão. Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) e Harrison Wood (Cofidis) conseguiram uma vantagem de 10s sobre o pelotão. A 13km da meta, já na última subida do dia, o Alto de Abaltzisketa, com 3.1km a 7.3%, Wood cedeu e foi alcançado. Poucos metros depois, Scaroni também acabou por ser alcançado.

Grande solo de Jan Christen

A cerca de 11km da meta, Jan Christen atacou e foi seguido por Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA). 1km depois, o equatoriano deixou de ter capacidade para seguir o jovem suíço. A 5km da meta, Christen tinha 10s de vantagem sobre Cepeda e 15s sobre o pelotão. Poucos kms depois, Cepeda acabou por ser alcançado.

Jan Christen seguiu com o seu ritmo e acabou por conquistar assim a sua terceira vitória da temporada na Villafranca de Ordizia! Vincenzo Albanese impôs-se ao sprint no pelotão para ser segundo a 22s. Pau Miquel conseguiu um excelente resultado para a Equipo Kern Pharma ao ser terceiro. Thomas Silva (Caja Rural – Seguros RGA) confirmou novamente a bela temporada que está a fazer ao conseguir ser quarto.

Vincenzo Albanese levou a melhor no sprint pelo segundo posto
Vincenzo Albanese levou a melhor no sprint pelo segundo posto

Rúben Guerreiro foi o melhor português na Villafranca de Ordizia. Rúben ainda está a ganhar forma, após ter regressado de lesão, mas conseguiu estar na luta pelo pódio e conseguiu um excelente quinto posto a 22s. António Morgado (UAE Team Emirates) estava no pelotão, mas não sprintou e acabou por ser 28º. Ivo Oliveira, depois de um dia de trabalho na frente do pelotão, acabou por ser 71º a 7:49. José Mendes (Victoria Sports Cycling Team) abandonou a corrida.

Pódio Final

Pódio da Villafranca de Ordizia com Vincenzo Albanese, Jan Christen e Pau Miquel
Pódio da Villafranca de Ordizia com Vincenzo Albanese, Jan Christen e Pau Miquel

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock