Markus Hoelgaard vinga a fuga na etapa rainha do Tour de Wallonie! Corbin Strong segue líder!

O campeão norueguês Markus Hoelgaard (Uno-X Mobility) venceu a terceira etapa do Tour de Wallonie, uma ligação de 194km entre Arlon e La Roche-en-Ardenne, após largar o belga Jimmy Janssens (Alpecin – Deceuninck) nos metros finais. O italiano Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) completou o pódio a 43s, após ser o mais forte ao sprint do grupo dos favoritos. O neozelandês Corbin Strong (Israel – Premier Tech) chegou no grupo dos favoritos e segue o camisola laranja.

Fuga com fortes nomes consegue excelente vantagem

A etapa rainha do Tour de Wallonie começou com um ritmo alto. Ao km 15, Jimmy Janssens, Markus Hoelgaard, Johan Jacobs (Movistar Team), Thomas Bonnet (TotalEnergies) e Gilles De Wilde (Team Flanders – Baloise) atacaram e formaram a fuga do dia. 17km depois, na primeira contagem do dia, Jacobs foi o primeiro a passar no topo. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e a fuga tinha uma vantagem de 5:30 sobre o pelotão.

Ao km 80, na segunda contagem do dia, Jacobs foi o primeiro a passsar no alto. 28km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, o suíço conquistou a pontuação máxima. A Israel – Premier Tech comandava o pelotão, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de quase 5:00.

Corrida começa a partir, mas fuga continua com ótima vantagem

A 66km do fim, na terceira contagem do dia, Jacobs foi o primeiro a passar no topo. Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) saiu do pelotão e tentava a solo chegar ao grupo da frente. Cerca de 7km depois, Jacobs e Bonnet cederam. Gerben Kuypers (Intermarché – Wanty) saltou do pelotão e chegou a Ronhaar. A 55km do fim, o belga e o neerlandês foram alcançados. 4km depois, Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso.

A 49km do fim, Floris De Tier (Bingoal WB) e Pedro Lopez atacaram e tentavam chegar ao trio da frente. 2km depois, Matteo Trentin fez a ponte para o belga e o espanhol que alcançaram Jacobs. Os três da frente tinham uma vantagem de 3:00 sobre os quatro perseguidores e 3:20 sobre o pelotão. A 36km do fim, Jacobs cedeu e foi alcançado. Poucos kms depois, novos ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso.

A 28km da meta, De Wilde perdeu o contacto com o grupo da frente. Logo a seguir, Trentin, De Tier e Pedro Lopez foram alcançados. A cerca de 19km da meta, Simon Clarke (Israel – Premier Tech) saiu do pelotão e fez a ponte para De Wilde. Hoelgaard e Janssens continuavam a colaborar muito bem e tinha cerca de 1:40 de vantagem sobre os dois perseguidores e 2:00 sobre o pelotão.

Favoritos partem a corrida, mas Hoelgaard e Janssens resistem

A 10km da meta, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Côte de Maboge, com 2.8km a 6.1%. Clarke rapidamente largou De Wilde que acabou por ser alcançado. Ataques aconteceram no pelotão e Louis Barré (Arkea-B&B Hotels), Dylan Teuns e Strong (Israel – Premier Tech), Natnael Tesfazion (Lidl – Trek), Lorenzo Rota (Intermarché – Wanty), Per Strand Hagenes (Team Visma | Lease a Bike) e Frederik Wandahl (Red Bull – Bora – Hansgrohe) chegaram a Clarke. Hoelgaard e Janssens ainda tinham uma vantagem de 1:10 sobre o grupo perseguidor.

A cerca de 5km da meta, Carlos Canal (Movistar Team), Trentin, Rudy Molard (Groupama – FDJ), Alex Kirsch e Pedro Lopez (Lidl – Trek), Stan Dewulf (Decathlon AG2R La Mondiale), Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility) e Louka Matthys (Bingoal WB) chegaram ao grupo perseguidor. Teuns, Clarke e Pedro Lopez mexeram algumas vezes, mas nenhum dos três ganhou um espaço importante.

Hoelgaard surpreende Janssens num final técnico

Matteo Trentin venceu o sprint pelo 3º posto na etapa rainha do Tour de Wallonie
Matteo Trentin venceu o sprint pelo 3º posto na etapa rainha do Tour de Wallonie

A 1.3km da meta, Janssens deixou de cooperar com Hoelgaard e colocou-se na sua roda. O km final era bastante técnico e, a cerca de 500 metros, Hoelgaard acelerou e Janssens acabou por perder a sua roda. O campeão norueguês manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na etapa rainha do Tour de Wallonie. Janssens acabou por ser segundo a 2s. Trentin não deu hipótese ao sprint no grupo perseguidor para ser terceiro a 43s. Strong estava mal colocado e foi apenas sexto.

Corbin Strong manteve a liderança da classificação geral e é o novo líder dos pontos no Tour de Wallonie. Carlos Canal é o novo líder da juventude, Jimmy Janssens da montanha e Markus Hoelgaard dos sprints intermédios. A Israel – Premier Tech lidera por equipas.

Corbin Strong segue o camisola laranja do Tour de Wallonie
Corbin Strong segue o camisola laranja do Tour de Wallonie

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock