Richard Carapaz fecha a tripla das grandes voltas na etapa 17 do Tour de France!

O equatoriano Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) venceu a décima sétima etapa do Tour de France, uma ligação de 177.8km entre Saint-Paul-Trois-Châteaux, após se isolar na frente da corrida a 13.3km da meta. O britânico Simon Yates (Team Jayco-AlUla) foi segundo a 37s e o espanhol Enric Mas (Movistar Team) terceiro a 57s. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) ganhou 10s a Tadej Pogacar, que segue o camisola amarela, e 12s a Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike). O português João Almeida segue em 4º na geral!

Começo com ritmo frenético, mas fuga consegue formar-se

A décima sétima etapa do Tour de France começou com um ritmo alto. Logo nos primeiros kms da corrida, o pelotão acabou por cortar. Adam Yates (UAE Team Emirates) chegou a estar cortado, mas tudo acabou por se juntar. Ao km 26, Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) e Sebastien Grignard (Lotto Dstny) tentaram isolar-se, mas não foram rapidamente alcançados. 1km depois, Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team), Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) e Jarrad Drizners (Lotto Dstny) conseguiram uma pequena vantagem.

Ao km 34, os quatro da frente foram alcançados, mas os ataques continuaram no pelotão. 22km depois, Tiesj Benoot (Team Visma | Lease a Bike), Bob Jungels (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Romain Grégoire (Groupama – FDJ) e Magnus Cort (Uno-X Mobility) atacaram e formaram a fuga do dia. Ao km 71, devido ao forte ritmo e ataques, cortes acabaram por acontecer no pelotão. João Almeida (UAE Team Emirates) era o único UAE com Tadej Pogacar (UAE Team Emirates). Adam Yates voltou a ficar cortado.

Por volta do km 42, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. O quarteto da frente continuava a colaborar muito bem e mantinha uma vantagem de cerca de 50s sobre o pelotão. Poucos kms depois, os ataques continuaram no pelotão, mas nenhum ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante. A 63km do fim, Magnus Cort conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) ganhou 1pt a Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck).

Grande grupo salta do pelotão e tentava juntar-se à fuga do dia

A 58km do fim, um grupo de 48 ciclistas saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. Nenhum ciclista do top10 estava presente nesse grupo que tinha fortes nomes como Richard Carapaz Simon Yates, Enric Mas, Pavel Sivakov (UAE Team Emirates), Thomas e Laurens de Plus (Ineos Grenadiers), Guillaume Martin (Cofidis), Jan Hirt (Soudal Quick-Step), Valentin Madouas e David Gaudu (Groupama – FDJ), Romain Bardet, Warren Barguil e Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL), Jack Haig e Wout Poels (Bahrain Victorious) e Van Aert.

A 35km do fim, já na primeira contagem do dia, o Col Bayard, com 6.8km a 7.3%, o grupo perseguidor começaram a partir. Gaudu e Thomas eram algumas vítimas do forte ritmo. O quarteto da frente tinha cerca de 1:00 de vantagem sobre o grupo perseguidor e 6:00 sobre o pelotão. 2km depois, Guillaume Martin atacou e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. Poucos metros depois, Valentin Madouas juntou-se ao seu compatriota na perseguição aos quatro da frente. Cort foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia.

Fuga parte no Col du Noyer e Carapaz consegue isolar-se

A 18.5km da meta, já no Col du Noyer, com 7.5km a 8.1%, Madouas e Martin chegaram ao grupo da frente. Simon Yates saltou do grupo perseguidor e, 1km depois, chegou ao grupo da frente. A 17.2km da meta, quando Richard Carapaz e Stephen Williams estavam a chegar à frente da corrida, Simon atacou e conseguiu isolar-se. 400 metros depois, Carapaz atacou e foi seguido por Williams. O equatoriano rapidamente largou o britânico e ia em busca de Simon.

Momento em que Richard Carapaz largou Simon Yates na etapa 17 do Tour de France (Foto: BELGA)
Momento em que Richard Carapaz largou Simon Yates na etapa 17 do Tour de France (Foto: BELGA)

A 14.8km da meta, Carapaz chegou a Simon. Os dois tinham 25s de vantagem sobre Williams e 45s sobre o grupo de Enric Mas. 1.5km depois, Carapaz atacou e Simon não teve capacidade para o seguir. Mas saltou do seu grupo, passou direto por Williams e ainda tentava lutar pela etapa. No pelotão, Giulio Ciccone (Lidl – Trek) e Derek Gee (Israel – Premier Tech) tentaram ganhar um espaço importante, mas não tiveram sucesso. A 11.5km da meta, Carapaz foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. O equatoriano tinha 15s de vantagem sobre Simon e 30s sobre Mas.

João Almeida parte o pelotão e Tadej Pogacar mexe na corrida

A cerca de 7.5km da meta, quando o pelotão ainda estava no Col du Noyer, João Almeida aumentou o ritmo e o grupo acabou por partir. Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) foi uma das vítimas do ritmo do português. 1.5km depois, Tadej Pogacar atacou e nem Jonas Vingegaard e o Remco Evenepoel o conseguiram seguir. Evenepoel ainda largou Vingegaard para tentar chegar ao esloveno. Na descida, do Col du Noyer, Vingegaard tinha Laporte à sua espera e os dois fizeram a ponte para Evenepoel. Os três acabaram por colaborar e chegaram a Pogacar.

O ataque de Tadej Pogacar (Foto: Getty Images)
O ataque de Tadej Pogacar (Foto: Getty Images)

Richard Carapaz faz história e Remco Evenepoel ganha tempo

Richard Carapaz manteve o seu ritmo na subida final. O equatoriano foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores para fechar assim a tripla das grandes voltas na etapa 17 do Tour de France. Simon Yates foi segundo a 37s. Enric Mas ainda tentou chegar ao britânico, mas não conseguiu e foi assim terceiro a 57s. De Plus fez mais uma boa etapa em fuga e foi quarto a 1:44. Onley está a fazer o seu primeiro Tour e conseguiu um excelente quinto posto a 1:44.

Remco Evenepoel mostrou-se no seu melhor na etapa 17 do Tour de France (Foto: Getty Images)
Remco Evenepoel mostrou-se no seu melhor na etapa 17 do Tour de France (Foto: Getty Images)

Na subida final, Evenepoel atacou e Vingegaard e Pogacar ficaram a marcar-se. O belga conseguiu ganhar um espaço importante e ainda teve a ajuda de Jan Hirt durante uns metros. Van Aert e Benoot ficaram à espera de Vingegaard. Evenepoel foi 26º a 7:13. Pogacar atacou nos metros finais e largou Vingegaard para chegar 10s depois do belga. Vingegaard acabou por perder 12s para Evenepoel.

João Almeida foi 42º a 9:26. O português chegou num grupo com o resto dos ciclistas do top10 da geral e segue assim em 4º a 12:57. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 79º a 19:41 e Rui Costa (EF Education – EasyPost) 103º a 24:52.

Tadej Pogacar segue o líder da classificação geral e da classificação da montanha do Tour de France. Biniam Girmay manteve a liderança da classificação por pontos e Remco Evenepoel da juventude. A UAE Team Emirates lidera por equipas.

Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: Getty Images)
Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock