Será Biniam Girmay capaz de fazer o Poker na etapa 13 do Tour de France?
Disputa-se hoje a décima terceira etapa do Tour de France que nos promete uma excelente batalha pela vitória. Os sprinters têm aqui nova chance para vingarem, mas a fuga também pode ter uma enorme oportunidade pois já não tem muitas equipas com capacidade para perseguir no pelotão. Depois da queda sofrida na etapa 12, Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) não irá partir para a jornada de hoje. Biniam Girmay é o super favorito. Será o eritreu capaz de fazer o Poker?
Perfil
A décima terceira etapa do Tour de France apresenta um percurso de 165.3km entre Agen e Pau. O dia contará com um sprint intermédio e duas contagens de quarta categoria. A etapa promete começar com um ritmo com várias equipas a tentar pôr um elemento na fuga do dia. A Alpecin – Deceuninck perdeu elementos importantes na etapa anterior e já não terá tanta força para comandar a perseguição. A Intermarché – Wanty não irá perseguir e, por isso, a fuga pode ter grande chance. Nota ainda para o vento que está mais forte no dia de hoje e pode provocar echelons.
Ao km 118, os ciclistas entram numa zona de sobe e desce com pequenos muros, mas explosivos. O ritmo promete ser alto e até alguns ataques podem acontecer. Poderemos ter uma nova chegada ao sprint num pelotão quase compacto ou uma chegada ao sprint entre os ciclistas presentes na fuga do dia.
Favoritos
Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) parte como principal favorito para a etapa 13 do Tour de France. Girmay está numa forma fantástica. O eritreu dá-se muito bem neste tipo de etapas e pode ter aqui uma bela chance para fazer o Poker no Tour.
Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e Arnaud De Lie (Lotto Dstny) são os maiores adversários de Girmay. Van Aert está a subir de forma. O belga também tem aqui uma boa chance para si e tanto pode ir para a fuga para tentar vencer como pode também vencer ao sprint no pelotão. De Lie tem se mostrado consistente. O campeão belga tem aqui uma etapa perfeita para si e pode conseguir a tão desejada vitória no Tour.
Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) perdeu colegas de equipa importantes na jornada anterior. Mesmo assim, o belga tem um bom comboio e pode ter aqui uma nova chance de lutar por uma etapa. Pascal Ackermann (Israel – Premier Tech) está a subir de nível. O alemão está a passar muito bem este tipo de dificuldades e pode bem estar na luta pela vitória. Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) tem aqui um belo dia para as suas características. O neerlandês pode conseguir um excelente resultado ao sprint como pode também ir para a fuga para tentar vencer.
Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) de certeza que marcou esta etapa. O campeão francês tem aqui um belo dia para si e de certeza que vai tentar entrar na fuga. Alex Aranburu (Movistar Team) também tem aqui um excelente dia para as suas características. A Movistar Team precisa de vitórias e de certeza que vai tentar pôr o campeão espanhol na fuga.
Com Roglic a abandonar a corrida, Nico Denz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) deverá ter liberdade para ir para as fugas. O alemão pode ter aqui um grande dia para o fazer para tentar salvar o Tour de France da equipa alemã com uma vitória de etapa. Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) também tem aqui um bom dia para si. O Campeão do Mundo pode ser o lançador de Philipsen, mas poderá ter também uma chance de ir para a fuga.
Nota ainda para Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost), Rasmus Tiller (Uno-X Mobility) e Axel Zingle (Cofidis) que podem ir para a fuga para tentar vencer a etapa e para Bryan Coquard (Cofidis), Fernando Gaviria (Movistar Team) e Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) que podem lutar por um lugar do pódio ao sprint.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Biniam Girmay
⭐⭐⭐⭐ Wout Van Aert e Arnaud De Lie
⭐⭐⭐ Jasper Philipsen, Pascal Ackermann e Marijn Van den Berg
⭐⭐ Paul Lapeira, Alex Aranburu, Nico Denz e Mathieu Van der Poel
⭐ Alberto Bettiol, Rasmus Tiller, Axel Zingle, Bryan Coquard, Fernando Gaviria e Dylan Groenewegen
Portugueses em prova
João Almeida (UAE Team Emirates), com o dorsal #12, Rui Costa (EF Education – EasyPost), com o dorsal #114, e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #157, são os portugueses presentes.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 12h15 e na RTP2 a partir das 14h30!
Foto de Capa: ASO