Liane Lippert estreia-se a vencer em 2024 na etapa 6 do Giro d’Italia!
A alemã Liane Lippert (Movistar Team) venceu a sexta etapa do Giro d’Italia Women, uma ligação de 159km entre San Bendetto del Tronto e Chieti, batendo ao sprint a americana Ruth Edwards (Human Powered Health) e a italiana Erica Magnaldi (UAE Team ADQ). A italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) foi quarta a 21s e segue assim a Maglia Rosa.
Começo com forte ritmo e alguns cortes no pelotão
A sexta etapa do Giro d’Italia Women começou com um ritmo alto e nenhuma ciclista tentava formar a fuga do dia. Ao km 48, no sprint intermédio do dia, Arlenis Sierra (Movistar Team) conquistou a pontuação máxima. 25km depois, na primeira contagem do dia, Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) foi a primeira a passar no topo. O ritmo da corrida seguia elevado e o pelotão começava a perder unidades.
A 54km depois, ataques começaram a acontecer no pelotão e Alessia Vigilia (FDJ-Suez) e Femke Gerritse (Team SD Worx-Protime) conseguiram uma ligeira vantagem. Poucos metros depois, Claire Steels (Movistar Team) e Magdeleine Vallieres (EF – Oatly- Cannodale) fizeram a ponte para a frente da corrida, mas acabaram por ser rapidamente alcançadas. A 47km do fim, devido ao forte ritmo um corte acabou por acontecer no pelotão. 5km depois, na segunda contagem do dia, Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) foi a primeira a passar no topo.
Forte quarteto forma a fuga do dia
A 40km do fim, Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) e Alice Arzuffi (Ceratizit-WNT Pro Cycling) sofreram uma queda feia. Ambas voltaram à bicicleta, mas só Arzuffi reentrou no pelotão. 1km depois, Ane Santesteban (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi), Ruth Edwards, Erica Magnaldi e Liane Lippert atacaram e formaram a fuga do dia. Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) e Gaia Realini (Lidl – Trek) tentaram sair do pelotão, mas não tiveram sucesso.
A 33km do fim, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) tentou sair do pelotão, mas acabou por ser rapidamente alcançada. 10km depois, Fisher-Black voltou a mexer na corrida e foi seguida por Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing), mas as duas não ganharam um espaço importante. A 10km da meta, o quarteto da frente tinha uma vantagem de 2:40 sobre o pelotão. 3.5km depois, as ciclistas entraram na subida final, a Chieti, com 6.5km a 4.2%. O ritmo do pelotão aumentou, mas as quatro da frente seguiam com uma excelente vantagem.
Fuga resiste e disputa etapa ao sprint na subida final
A 4km da meta, Magnaldi aumentou o ritmo na frente da corrida e Santesteban acabou por quebrar. 1km depois, Niedermaier aumentou o ritmo no pelotão. Logo a seguir, Kopecky atacou e foi seguida por Longo Borghini. A italiana acabou por contra atacar e a Campeã do Mundo passou dificuldades, mas acabou por conseguir agarrar a sua roda. As duas conseguiram chegar a Santesteban.
Kopecky e Longo Borghini começaram a marcar-se e foram alcançadas por Niedermaier e Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing), Rooijakkers, Fisher-Black, Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco), Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL), Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez), Realini, Monica Colonel (Bepink-Bongioanni) e Mareille Meijering (Movistar Team).
As três da frente seguiram com um excelente ritmo e acabaram por disputar a etapa ao sprint. Lippert lançou o sprint final e Edwards agarrou a sua roda. A americana tentou passar a alemã, mas não conseguiu e Lippert conquistou assim a sua primeira vitória no Giro d’Italia Women. Magnaldi não teve capacidade para responder às suas companheiras de fuga e foi assim 3ª a 1s. Longo Borghini foi a mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 4ª a 21s. Fisher-Black chegou a 43s.
Elisa Longo Borghini manteve a liderança da classificação geral do Giro d’Italia Women. Lotte Kopecky segue líder da classificação por pontos e Antonia Niedermaier da juventude. Clara Emond (EF – Oatly – Cannodale) manteve a liderança da classificação da montanha e a Liv AlUla Jayco é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images