Poderá Toms Skujins surpreender em dia de sterrato no Tour de France!
Disputa-se hoje a nona etapa do Tour de France, a última da primeira semana da grande volta francesa. O dia promete-nos um fantástico espetáculo com vários ataques de início ao fim e com cortes a poderem acontecer no pelotão com os favoritos à geral a ficar envolvidos. A fuga também tem chance de poder vingar. Toms Skujins costuma se dar bem nestes dias. Poderá o letão surpreender e estrear-se a vencer nas grandes voltas?
Perfil
A nona etapa do Tour de France apresenta um percurso de 199km com partida e chegada em Troyes. O dia contará com quatro contagens de quarta categoria, um sprint intermédio e catorze setores de sterrato. A etapa promete começar com um forte ritmo com vários ciclistas a tentar entrar na fuga do dia. Os vários setores de sterrato prometem um grande espetáculo e mais ataques com cortes a poderem acontecer no pelotão. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num pequeno grupo.
Favoritos
Toms Skujins (Lidl – Trek) é um ciclista que pode estar na luta pela etapa 9 do Tour de France. O letão fez uma grande temporada onde se mostrou na melhor forma da sua carreira nas clássicas. A etapa de hoje é como se fosse uma clássica e, após se ter poupado na maior parte da primeira semana, Skujins pode tentar voltar aos triunfos no World Tour no dia de hoje.
Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) e Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) são os maiores adversários de Skujins. Van der Poel e Bettiol também se dão muito bem neste tipo de etapas. O campeão do mundo e o Campeão italiano estão em excelente forma e prometem mexer na corrida para tentar vencer a etapa.
Maxim Van Gils e Arnaud De Lie deverão ser as armas da Lotto Dstny para o dia de hoje. Ambos estão a fazer uma bela temporada. Os dois já mostraram se dar bem no sterrato e prometem estar no centro das atenções nos momentos importantes da corrida. Ben Healy (EF Education – EasyPost) é mais uma aposta da EF Education – EasyPost para o dia de hoje. O irlandês parece em excelente forma e é um ciclista que não tem receio em mexer para tentar vencer.
Matej Mohoric (Bahrain Victorious) parece não estar na sua melhor forma. Mesmo assim, o esloveno dá-se muito bem nestas etapas e não deve ser descartado da luta pela vitória. Alex Aranburu (Movistar Team) também tem aqui uma grande etapa para as suas características. O campeão espanhol tanto pode vencer em solitário como pode ser o mais forte ao sprint num pequeno grupo. Rui Costa (EF Education – EasyPost) parece ter aqui uma boa jornada para si. O português já mostrou dar-se bem no sterrato e será mais uma arma da equipa americana para mexer na corrida.
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) está em grande forma. O esloveno pode ter aqui mais um dia para ganhar segundos aos seus rivais, mas tudo dependerá do que este quer fazer. Será que Pogacar vai se poupar para as duas semanas seguintes ou será que irá mexer no último dia da 1ª semana do Tour de France?
Nota ainda para Krists Neilands (Israel – Premier Tech), Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale), Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e Oier Lazkano (Movistar Team) que podem mexer na corrida para tentar vencer a etapa e para Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) que pode tentar ganhar tempo aos seus rivais na geral.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Toms Skujins
⭐⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel e Alberto Bettiol
⭐⭐⭐ Maxim Van Gils, Arnaud De Lie e Ben Healy
⭐⭐ Matej Mohoric, Alex Aranburu, Rui Costa e Tadej Pogacar
⭐ Krists Neilands, Dorian Godon, Tom Pidcock, Wout Van Aert, Oier Lazkano e Remco Evenepoel
Portugueses em prova
João Almeida (UAE Team Emirates), com o dorsal #12, Rui Costa (EF Education – EasyPost), com o dorsal #114, e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #157, são os portugueses presentes.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/livestream.php) a partir das 11h40 e na RTP2 a partir das 14h30!
Foto de Capa: Getty Images