Chance para a “Rainha dos Sprints” na etapa 3 do Tour of Britain!
Depois de duas etapas que definiram a classificação geral, o Tour of Britain chega à sua terceira etapa com um dia praticamente sempre plano. As sprinters terão agora a sua primeira oportunidade de vencer, mas há uma ciclista com absoluto favoritismo. Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) é sempre a grande favorita nestes dias, e terá a líder da geral, Lotte Kopecky, ao seu lado para tentar mais uma vitória. A pergunta que fica no ar uma vez mais é se alguma adversária a poderá bater.
Perfil
A etapa 3 do Tour of Britain contará com 106,8km, tendo partida e chegada em Warrington. O percurso é praticamente todo ele plano, mas contará com duas pequenas dificuldades. Em Pexhill e Shrigley Road, as ciclistas enfrentarão duas terceiras categorias, mas ambas apresentam uma pendente média inferior a 4%. O sprint intermédio está posicionado em Mere, ao km 82,5. Espera-se que a corrida seja rápida desde aí até final, levando a um sprint massivo em pelotão.
Favoritas
Num dia que se prevê bastante rápido, Lorena Wiebes é sempre a principal favorita a vencer. Dona de uma potência sem igual, os atributos para a descrever começam a ser poucos perante a força que apresenta a cada sprint. Charlotte Kool (Team dsm-firmenich PostNL) e Letizia Paternoster (Liv AlUla Jayco) serão as grandes adversárias de Wiebes. Kool está ainda a crescer na temporada, mas é desde o ano passado a grande rival de Wiebes. Já Paternoster está num grande momento de forma e pouco faltará para começar a vencer no World Tour.
Lotte Kopecky (Team SD Worx – Protime) é candidata a terminar no top5, mesmo assumindo o papel do lançamento. A Campeã Mundial é líder e está em grande forma, e hoje deve comprová-lo novamente. Sarah Roy parece ter-se reencontrado desde que chegou à Cofidis. A veterana australiana é uma das candidatas ao top5 do dia e está também num belo momento. Anna Henderson deverá ser a carta da seleção britânica. A apenas 17s de Kopecky na geral, todos os segundos serão importantes para tentar vencer em casa.
Margot Vanpachtenbeke e Scarlett Souren deverão ser as duas cartas da Volkerwessels Pro Cycling Team. A belga e a neerlandesa estão a fazer uma grande época, e têm capacidade para chegar entre as melhores cinco. Elinor Barker é também uma peça importante na seleção britânica. A sua capacidade na pista será uma enorme ajuda no final, e espera-se que possa terminar entre as 10 primeias no auxílio a Anna Henderson. Linda Zanetti (Human Powered Health) é uma das ciclistas a ter em conta para o dia de hoje. A rápida suíça quererá voltar aos lugares no top10 e tem aqui uma excelente oportunidade.
Nota ainda para Georgia Baker (Liv AlUla Jayco), Rachele Barbieri e Pfeiffer Georgi (Team dsm-firmenich PostNL), Alice Sharpe (Das – Hutchinson – Brother UK) e Roxane Fournier (St. Michel – Mavic – Auber93), todas candidatas a terminar entre as 10 melhores.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Charlotte Kool e Letizia Paternoster
⭐⭐⭐ Lotte Kopecky, Sarah Roy e Anna Henderson
⭐⭐ Margot Vanpachtenbeke, Scarlett Souren, Elinor Barker e Linda Zanetti
⭐ Georgia Baker, Rachele Barbieri, Pfeiffer Georgi, Alice Sharpe e Roxane Fournier
Presença Portuguesa
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/livestream.php) a partir das 11h00.
Foto de Capa: Alex Broadway / Getty Images