Poderá Wout Van Aert levar os belgas ao rubro na Omloop Nieuwsblad?
Um dos dias mais esperados do início de ano para os fanáticos de ciclismo chegou! A temporada de clássicas começa hoje com a Omloop Nieuwsblad, a primeira clássica de pavê do ano. A clássica belga costuma ser bastante competitiva e atacada e com um pelotão de luxo presente promete um enorme espetáculo. Em 2024, a vitória sorriu a Jan Tratnik (Red Bull – Bora – hansgrohe) que estará presente para defender o seu título.
Perfil
A 78ª edição da Omloop Nieuwsblad apresenta um percurso de 197km entre Gent e Ninova. O dia contará com onze setores de pavê e muros. Várias equipas poderão tentar pôr um elemento na fuga do dia, que não deverá ter dificuldades em formar-se.
O primeiro setor de pavê surge ao km 34.5, o Paddestraat, sendo que o último está reservado para o km 189, o Bosberg, com 0.8km a 6.5%. A maior dificuldade do dia está reservada para a penúltima subida em empedrado, o Muur – Kapelmuur, com 1.2km a 7.0%. Contudo, a corrida deverá já estar partida, devido às diversas colinas e setores de pavê, que surgirão de forma consecutiva, serem bastante propícios a ataques. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

Favoritos
Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) parte como principal favorito para a Omloop Nieuwsblad. Van Aert parece estar a subir de nível. O belga já venceu esta corrida em 2022 e parece ter aqui uma excelente oportunidade para vencer novamente.
António Morgado e Jhonantan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG) são os maiores adversários de Van Aert. Morgado e Narvaez dão-se muito bem neste tipo de corridas. Ambos entraram bem na temporada e tanto podem surpreender com um ataque de longe como ao sprint num pequeno grupo.
Paul Magnier (Soudal Quick-Step) continua a mostrar o seu grande potencial. O francês tem aqui um grande teste pela frente, mas é capaz de conseguir um grande resultado. Mathias Vacek (Lidl – Trek) tem tem aqui uma excelente corrida para si. O checo mostrou-se muito bem neste início de temporada e pode estar na luta pela vitória. Arnaud De Lie (Lotto) dá-se bem nesta clássica. O belga parece a subir de forma e é mais um nome que pode vencer numa chegada ao sprint.
Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) mostrou-se muito bem neste começo de temporada. O britânico quer melhorar o seu resultado do ano passado e é bem capaz de mexer na corrida. Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) e Tim Wellens (UAE Team Emirates – XRG) são dois nomes que não devem ser descartados. Ambos são ciclistas que podem surpreender com um ataque de longe para tentar vencer. Matej Mohoric (Bahrain Victorious) também parece ter entrado bem na temporada. O esloveno é mais um ciclista que é capaz de mexer de longe para tentar vencer.
Nota ainda para Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck), Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Stefan Kung (Groupama – FDJ), Jan Tratnik, Nils Politt (UAE Team Emirates – XRG) e Matteo Trentin e Rick Pluimers (Tudor Pro Cycling Team) que poderão estar na luta pelo top5.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Wout Van Aert
⭐⭐⭐⭐ António Morgado e Jhonantan Narvaez
⭐⭐⭐ Paul Magnier, Mathias Vacek e Arnaud De Lie
⭐⭐ Tom Pidcock, Matteo Jorgenson, Tim Wellens e Matej Mohoric
⭐ Jasper Philipsen, Jasper Stuyven, Stefan Kung, Jan Tratnik, Nils Politt, Matteo Trentin e Rick Pluimers
Portugueses em Prova
António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) é o único português presente e estará com o dorsal #165.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a Omloop Nieuwsblad em direto na Eurosport 2 a partir das 12h30.
Foto de Capa: Cor Vos