Será Attila Valter capaz de voltar aos triunfos na etapa 19 do Giro d’Italia?
Disputa-se hoje a décima nona etapa do Giro d’Italia que nos promete mais uma fantástica batalha pela vitória. A fuga tem novamente uma grande chance para poder vingar. Vários ciclistas terão a sua última chance para vencer no dia de hoje e deveremos ter uma grande batalha na formação da fuga do dia. A UAE Team Emirates não deverá querer lutar pela etapa, mas poderemos ter a Ineos Grenadiers a tentar surpreender.
Perfil
A décima nona etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 157km entre Mortegliano e Sappada. O dia contará com três sprints intermédios, uma contagem de terceira categoria e duas contagens de segunda categoria. Os primeiros 70kms são maioritariamente planos e prometem ser bastante ofensivos com vários ciclistas a tentarem entrar na fuga do dia.
O Passo Duron, com 4.4km a 9.7%, e a Sella Valcalda, com 6.5km a 5.9%, aparecem de forma sucessiva e prometem começar a partir a corrida. Estas duas subidas também deverão marcar os ciclistas para a última subida do do dia, a Cima Sappada, com 8.3km a 4.8%. Os últimos 2.8km são os mais duros e deverá ser onde as principais movimentações deverão acontecer. Após o topo ainda faltam cerca de 6km e a corrida acaba numa rampa com zonas de 6% de inclinação. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike) parte como principal favorito para a etapa 19 do Giro d’Italia. Valter está num bom momento de forma. O campeão húngaro tem aqui uma boa etapa para as suas características e pode ter aqui a sua maior chance para se estrear a vencer no World Tour.
Nicola Conci (Alpecin – Deceuninck) e Davide Piganzoli (Team Polti Kometa) são os maiores adversários de Attila Valter. Conci tem surpreendido neste Giro d’Italia. O italiano tem se mostrado num excelente nível e pode ter aqui uma grande oportunidade para se estrear a vencer como profissional. Piganzoli tem se mostrado muito bem na sua primeira grande volta. O italiano também tem uma boa etapa para si e pode bem ir para a fuga para tentar vencer.
Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) pode ir para a fuga para tentar conquistar pontos para a classificação da montanha, mas também pode ter aqui uma ótima oportunidade para vencer. Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) está a correr sem pressão, depois de ter vencido a etapa 17. O alemão também pode querer conquistar pontos para a classificação da montanha, mas podem bem vencer novamente. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) deverá querer dar a etapa à fuga. Se os favoritos disputarem a etapa, o esloveno passa a ser o principal favorito.
Nairo Quintana (Movistar Team) e Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) não têm uma etapa propriamente ao estilo de ambos. Mesmo assim, os dois estão em boa forma e poderão ir para a fuga para tentar vencer uma etapa. Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) dão se bem neste tipo de jornadas. Se os favoritos lutarem pela etapa, ambos podem bem estar na luta pela vitória.
Nota ainda para Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels), Pelayo Sanchez (Movistar Team) e Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) que poderão ir para a fuga para tentar vencer a etapa e para Geraint Thomas e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) e Einer Rubio (Movistar Team) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Attila Valter
⭐⭐⭐⭐ Nicola Conci e Davide Piganzoli
⭐⭐⭐ Giulio Pellizzari, Georg Steinhauser e Tadej Pogacar
⭐⭐ Nairo Quintana, Michael Storer, Daniel Martinez e Antonio Tiberi
⭐ Ewen Costiou, Pelayo Sanchez, Aurélien Paret-Peintre, Geraint Thomas, Thymen Arensman e Einer Rubio
Portugueses em prova
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #192.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h45.
Foto de Capa: Cor Vos