Lorena Wiebes conquista as ruas de Colchester e é a primeira líder da RideLondon Classique!
A neerlandesa Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) venceu a primeira etapa da RideLondon Classique, uma ligação de 159km entre Saffron Walden e Colchester, batendo ao sprint a italiana Letizia Paternoster (Liv AlUla Jayco) e a francesa Clara Copponi (Lidl – Trek).
Formação da fuga do dia
A primeira etapa da RideLondon Classique começou com April Tacey (Team Coop – Repsol), Lea Lin Teutenberg (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Rebecca Koerner (Uno-X Mobility) a saírem do pelotão e a ficarem isoladas na frente da corrida. A 151km do fim, na primeira contagem do dia, Koerner foi a primeira a passar no topo. 9km depois, a dinamarquesa foi novamente a mais forte na segunda contagem do dia. Poucos kms depois, Tacey cedeu e foi alcançada.
A 70km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Teutenberg foi buscar a pontuação máxima. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e estava a cerca de 2:00 das duas da frente. 17km depois, na última contagem do dia, Koerner foi a primeira a passar no topo. Lorena Wiebes ainda conseguiu ir buscar 1s de bonificação.
Fuga alcançada, novos ataques, mas corrida é decidida ao sprint
A 23km do fim, no último sprint intermédio do dia, Teutenberg foi buscar a pontuação máxima. 8km depois, as duas da frente foram alcançadas. Logo a seguir, Alice Towers (Canyon//SRAM Racing) e Lauretta Hanson (Lidl – Trek) atacaram e ficaram isoladas. A 7km da meta, as duas acabaram por ser alcançadas pelo pelotão que se começava a preparar para o sprint final.
No início do km final, Barbara Guarischi (Team SD Worx-Protime) assumiu o comando do grupo com Lotte Kopecky e Wiebes (Team SD Worx-Protime) na sua roda. Nos metros finais, a Campeã do Mundo começou a lançar o sprint da neerlandesa. Wiebes acabou por não dar hipótese e conquistou assim a sua oitava vitória da temporada na etapa 1 da RideLondon Classique.
Letizia Paternoster confirmou a grande forma nesta temporada ao conseguir ser segunda. Clara Copponi mostrou-se mais uma vez num excelente nível ao sprint e conseguiu ser 3ª. Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) teve de começar a sprintar mais cedo, mas acabou por quebrar, nos metros finais, e foi assim 5ª. Kopecky ainda foi 7ª após o grande lançamento para Wiebes.
Lorena Wiebes é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Rebecca Koerner é a primeira líder da classificação da montanha e Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) é a melhor jovem. A Liv AlUla Jayco é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images