Tadej Pogacar reina no gelo e vence etapa 16 do Giro d’Italia!
O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a décima sexta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 118.7km entre Laas/Lasa e Santa Cristina Valgardena, após se isolar na frente da corrida a 600m para a meta. O italiano Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) foi segundo e o colombiano Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) terceiro, ambos a 16s.
Formação da fuga do dia
A décima sexta etapa do Giro d’Italia começou com Marco Frigo (Israel – Premier Tech) a sair do pelotão e a isolar-se na frente da corrida. Durante vários kms, vários ciclistas tentaram saltar do pelotão para fazerem a ponte para o italiano, mas nenhum deles teve sucesso. A 95km do fim, Frigo foi alcançado. 5km depois, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Andrea Piccolo (EF Education – EasyPost), Davide Ballerini (Astana Qazaqstan Team) e Mirco Maestri (Team Polti Kometa) atacaram e formaram a fuga do dia.
A 44km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Ballerini foi buscar a pontuação máxima. O quarteto da frente tinha uma vantagem de cerca de 1:30 sobre o pelotão que era comandado pela Movistar Team. 9km depois, os ciclistas entraram na primeira contagem do dia, o Passo Pinei, com 23.5km a 4.8%.
Alaphilippe isola-se
A 34km do fim, Piccolo cedeu. Poucos metros depois, Ballerini e Maestri acabaram por deixar de ter capacidade para seguir o ritmo de Alaphilippe. A 31km do fim, Piccolo foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Filippo Fiorelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacou para tentar ir buscar pontos nos sprints intermédios. Poucos metros depois, Andrea Pietrobon (Team Polti Kometa) também saltou do pelotão com o mesmo objetivo do seu compatriota.
A 28km do fim, Alaphilippe foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Pietrobon chegou a Maestri. Poucos metros depois, os dois chegaram a Fiorelli. A cerca de 23km do fim, os três chegaram a Ballerini. 1km depois, Maestri e Fiorelli foram alcançados. A 21km do fim, no último sprint intermédio do dia, Alaphilippe foram buscar a pontuação máxima. Ballerini e Pietrobon foram alcançados.
Movistar mexe na corrida e deixa Bardet em dificuldades
Logo a seguir, Pelayo Sanchez (Movistar Team) atacou e tentava fazer a ponte para a frente da corrida. Poucos kms depois, Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike), um ciclista da EF Education – EasyPost e um ciclista da VF Group – Bardiani CSF – Faizanè saltaram do pelotão com o objetivo de chegar a Sanchez. A 17km da meta, o grupo de Tratnik acabou por ser alcançado. Nairo Quintana (Movistar Team) aumentou o ritmo do grupo em prol de Einer Rubio (Movistar Team). 1km depois, Pelayo Sanchez esperou para poder ajudar a sua equipa na frente do pelotão que perdia bastantes unidades.
A 15km da meta, o ritmo de Sanchez continuava a deixar marcas. Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) foi um dos ciclistas a ceder e ficou com dois colegas de equipa. 500 metros depois, Rubio deixou a roda de Sanchez para que este conseguisse sair do grupo. Poucos metros depois, Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels) fez a ponte para o espanhol. A cerca de 14km da meta, Sanchez teve um problema na bicicleta e perdeu o contacto com o grupo perseguidor.
Três ciclistas vão em busca de Alaphilippe
1km depois, Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) e Giulio Pellizzari fizeram a ponte para Costiou. Poucos metros depois, Pellizzari acelerou e Scaroni seguiu a sua roda. Costiou não foi ao choque e conseguiu reentrar a ritmo. A 12km para a meta, na primeira contagem do dia, Alaphilippe foi o primeiro a passar no topo. O francês tinha cerca de 20s sobre o grupo perseguidor, 40s sobre o pelotão e 1:25 sobre o grupo de Romain Bardet.
A 6.2km da meta, os ciclistas entravam na subida final, o Monte Pana, que tem uma pendente média de 6.5%. 500 metros depois, Pellizzari acelerou e Scaroni acabou por ceder. No pelotão, Rafal Majka (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo em prol de Tadej Pogacar. A 5.4km da meta, Scaroni reentrou a ritmo no grupo perseguidor. Logo a seguir, os três fizeram a ponte para Alaphilippe.
Pellizzari isola-se e Pogacar salta do grupo dos favoritos
A 2.5km da meta, Alaphilippe deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. 500 metros depois, os ciclistas entraram na fase mais dura da subida final. A 1.7km da meta, Costiou atacou e isolou-se na frente da corrida. 200 metros depois, Pellizzari chegou a ritmo ao francês e rapidamente se isola na frente da corrida. No pelotão, Majka acelerou e deixou vários ciclistas em dificuldades. Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) era um deles.
A 1.3km da meta, Pogacar acelerou e rapidamente passou por Scaroni e Costiou. Daniel Martinez tentou seguir o esloveno, mas não teve sucesso e ficou com Thymen Arensman (Ineos Grenadiers). Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) estava com Antonio Tiberi e Damiano Caruso (Bahrain Victorious), mas acabou por deixar de ter capacidade para seguir os dois italianos, poucos metros depois.
Pogacar continua a fazer história
A 700 metros da meta, Pogacar chegou a Pellizzari. Martinez largou Arensman e tentava chegar aos dois da frente. 100 metros depois, Pellizzari deixou de ter capacidade para seguir o Maglia Rosa. Tiberi conseguiu fazer a ponte para Arensman. A 350 metros da meta, Martinez chegou a Pellizzari. Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) e Caruso chegaram a Arensman e Tiberi.
Pogacar manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua quinta etapa nesta ediçã do Giro d’Italia. Pellizzari conseguiu ser mais forte ao sprint que Martinez para ser segundo a 16s. Scaroni ainda conseguiu ser 4º a 31. Tiberi atacou, nos metros finais, para ser 5º a 33s e ainda conseguiu ganhar 5s a Arensman. Rubio chegou com Jan Hirt (Soudal Quick-Step) a 42s. Thomas quebrou bastante e chegou com O’Connor a 49s. Bardet perdeu 1:19 e Filippo Zana (Team Jayco-AlUla) 1:22.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 96º a 22:06.
Tadej Pogacar reforçou a liderança da classificação geral e da classificação da montanha do Giro d’Italia. Jonathan Milan (Lidl – Trek) segue líder da classificação por pontos e Antonio Tiberi manteve a liderança da juventude. A Decathlon AG2R La Mondiale é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Reuters