Tadej Pogacar em busca da 5ª vitória no 107º Giro d’Italia!
Disputa-se hoje a décima sexta etapa do Giro d’Italia que nos promete uma excelente batalha pela vitória. A última semana do Giro começa com nova etapa de alta montanha e poderemos ter mais uma grande espetáculo com os favoritos ou a fuga a lutarem pela vitória. A UAE Team Emirates poderá controlar o ritmo para que Tadej Pogacar volta a vencer ou poderá impor um ritmo baixo para que a fuga tenha nova chance de vingar.
Perfil
Inicialmente, a etapa era para ter um percurso de 206km entre Livigno e Santa Cristina Valgardena. Devido às condições climatéricas, a organização foi obrigada retirar do percurso os primeiros 88km. Neste kms, estava a passagem na contagem de categoria especial, o Giogo Di Santa Maria Umbrailpass.
Com esta mudança, a etapa 16 do Giro d’Italia passou a ter um percurso de 118.7km entre Laas/Lasa e Santa Cristina Valgardena. O dia contará com três sprints intermédios, uma contagem de primeira categoria e uma contagem de segunda categoria. O dia promete ser bastante ofensivo e poderemos ter um pelotão a deixar a fuga vingar ou um pelotão onde os favoritos queiram fazer diferenças.
Na contagem de primeira categoria, o Passo Pinei, com 23.5km a 4.8%, o ritmo da corrida deverá aumentar e tanto a fuga como o pelotão deverá começar a perder unidades. A vitória deverá ser decidida na subida final, o Monte Pana, com 6.2km a 6.5%, onde vários ataques poderão acontecer. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para a etapa 16 do Giro d’Italia. Pogacar está numa forma fantástica. Com as mudanças na etapa, o dia é perfeito para a UAE Team Emirates controlar a etapa e dar mais uma vitória ao campeão esloveno.
Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) tem aqui uma excelente subida para as suas características e podem bem atacar para tentar ganhar segundos a Thomas. Ben O’Connor e a Decathlon AG2R La Mondiale vão ter de se mostrar bastante ofensivos nesta última semana. O australiano precisa de ganhar 48s para entrar no pódio e poderá atacar já na etapa de hoje.
Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) não tem propriamente uma subida ao seu estilo, mas mesmo assim, é bem capaz de estar na luta pelo pódio no dia de hoje. Einer Rubio (Movistar Team) e Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) dão se bem neste tipo de subidas e ambos já mostraram que não têm medo de mexer para tentar ganhar lugares na geral.
Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) está a entrar em pico de forma. O neerlandês vai ser super importante para Thomas, mas também deverá querer assumir a liderança da juventude. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) teve um dia difícil na etapa rainha, mas a etapa de hoje é melhor para as suas características e deverá dar tudo para defender a camisola branca.
Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike) e Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) aparecem bem no final da 2ª semana e ambos têm aqui uma excelente etapa para entrar na fuga e tentar vencer uma etapa.
Nota ainda para Filippo Zana (Team Jayco-AlUla) e Jan Hirt (Soudal Quick-Step) que podem terminar entre os 10 primeiros e para Nairo Quintana (Movistar Team), Nicola Conci (Alpecin – Deceuninck), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) e Giovanni Aleotti (Bora – Hansgrohe) que poderão ir para a fuga para tentar vencer.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Daniel Martinez e Ben O’Connor
⭐⭐⭐ Geraint Thomas, Einer Rubio e Romain Bardet
⭐⭐ Thymen Arensman, Antonio Tiberi, Attila Valter e Georg Steinhauser
⭐ Filippo Zana, Jan Hirt, Nairo Quintana, Nicola Conci, Michael Storer e Giovanni Aleotti
Portugueses em prova
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #192.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1.
Foto de Capa: Giro d’Italia