Rainha dos Sprints à espreita de novo triunfo na etapa 1 da Vuelta a Burgos Feminas!
O calendário World Tour feminino segue em frente e traz nos nova corrida em território espanhol. Começa hoje a 9ª edição da Vuelta a Burgos Feminas, que pelo quarto ano consecutivo faz parte do calendário World Tour. A corrida conta com um pelotão de luxo que nos promete trazer um grande espetáculo na luta pelas etapas e geral. Em 2023, a vitória sorriu a Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) que estará presente para defender o seu título.
Perfil
A primeira etapa da Vuelta a Burgos Feminas apresenta um percurso de 123.2km com partida e chegada em Burgos. O dia contará com três contagens de terceira categoria e um sprint intermédio. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. Existe algumas zonas do percurso que estarão expostas ao vento e existe a possibilidade de acontecer echelons.
As subidas do dia não apresentam muita dureza e as sprinters presentes deverão conseguir passar este tipo de dificuldades. Nos últimos kms, o ritmo deverá ser elevado com várias equipas a tentar colocar a sua sprinter na melhor posição possível para o sprint final.
Favoritas
Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para a etapa 1 da Vuelta a Burgos Feminas. Wiebes está a andar muito bem esta temporada. A neerlandesa tem mostrado uma potência fantástica e tem aqui uma chance para conquistar a sua sétima vitória da temporada.
Elisa Balsamo (Lidl – Trek) é a maior adversária de Lorena Wiebes. Balsamo parece ter regressado ao seu melhor nível este ano. A italiana já mostrou ser capaz de bater Wiebes e quem sabe se não o pode fazer no dia de hoje.
Noemi Ruegg (EF Education – Cannodale) tem sido um dos destaques da temporada. A jovem suíça tem confirmado o seu grande potencial e tem aqui uma boa etapa para conseguir mais um excelente resultado. Alexandra Manly (Liv AlUla Jayco) e Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ) pretendem regressar aos excelentes resultados no World Tour. Ambas têm aqui uma boa jornada para o fazer e regressar aos pódios.
Megan Jastrab (Team DSM-Firmenich PostNL) regressa hoje à competição. A jovem americana mostrou um grande potencial na temporada passada e pode entrar com tudo este ano para conseguir um resultado de luxo. Maike van der Duin (Canyon//SRAM Racing) pretende regressar à sua melhor forma. A neerlandesa tem aqui uma boa jornada para as suas características e pode conseguir estar na luta pelo pódio.
Gladys Verhulst (FDJ-Suez) e Maria Giulia Confalonieri (Uno-X Mobility) passam muito bem este tipo de dificuldades. Ambas tem mostrado uma ótima ponta final e poderão estar na luta pelo top5. Emma Norsgaard (Movistar Team) já não vai tantas vezes aos sprints. Mesmo assim, a dinamarquesa tem aqui uma boa etapa para se intrometer no sprint e parece ter capacidade para estar entre as 5 primeiras.
Nota ainda para Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing), Linda Riedmann (Team Visma | Lease a Bike), Clara Copponi (Lidl – Trek), Silvia Zanardi (Human Powered Health) e Martina Alzini (Cofidis) que poderão terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Elisa Balsamo e Noemi Ruegg
⭐⭐⭐ Alexandra Manly, Sofia Bertizzolo e Megan Jastrab
⭐⭐ Maike van der Duin, Gladys Verhulst, Maria Giulia Confalonieri e Emma Norsgaard
⭐ Soraya Paladin, Linda Riedmann, Clara Copponi, Silvia Zanardi e Martina Alzini
Presença Portuguesa
Não está nenhuma ciclista portuguesa presente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/livestream.php) a partir das 13:30.
Foto de Capa: Getty Images