Kristian Egholm vinga a fuga e é o primeiro líder do Orlen Nations Grand Prix!

O dinamarquês Kristian Egholm (Seleção Dinamarquesa) venceu a primeira etapa do Orlen Nations Grand Prix, uma ligação de 135km entre Prostejov e Bouzov, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 5km para o fim. O italiano Pietro Mattio (Seleção Italiana) foi segundo a 36s e o britânico Matthew Brennan (Seleção Britânica) terceiro a 41s.

Formação da fuga do dia

A primeira etapa do Orlen Nations Grand Prix começou com diversas tentativas de ataque com Noe Ury (Seleção Luxemburguesa) e Kristian Egholm a formarem a fuga do dia. A cerca de 100km do fim, Ville Merlov (Seleção Sueca) atacou e tentava juntar-se ao grupo da frente. Logo a seguir, o francês Clement Izquierdo (Seleção Francesa) também saiu do pelotão e tentava chegar a Merlov. A 91km depois, Izquierdo e Merlov foram alcançados.

6km depois, Pietro Mattio fez a ponte para o duo da frente. A 76km do fim, os três fugitivos do dia tinham uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. 3km depois, Mattio foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Moritz Kretschy (Seleção Alemã) e Izquierdo atacaram, mas foram alcançados poucos kms depois. O ritmo da corrida estava a aumentar e alguns ciclistas já perdiam o contacto com o pelotão.

Fuga resiste e Egholm consegue isolar-se

A 15km da meta, o trio da frente tinha uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão. Poucos kms depois, Ury deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. A 12km da meta, Mattio foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Cerca de 7km depois, Egholm atacou e Mattio não teve capacidade para o seguir.

A 2.3km da meta, os ciclistas entravam na subida final, que tinha uma pendente média de 5.2%. 1.3km depois, Egholm tinha 20s de vantagem sobre Mattio, 45s sobre Ury e 1:20 sobre o pelotão. Egholm manteve o seu ritmo e venceu assim a etapa 1 da Orlen Nations Grand Prix. Mattio ainda foi segundo a 36s. Matthew Brennan e Aaron Dockx (Seleção Belga) ainda chegaram a Ury, e nos metros finais, Brennan acabou por ser o mais forte para ser 3º a 41s.

Seleção Portuguesa presente na Orlen Nations Grand Prix (Foto: UVP/FPC)
Seleção Portuguesa presente na Orlen Nations Grand Prix (Foto: UVP/FPC)

Duarte Domingues (Seleção Portuguesa) terminou com os favoritos e foi 28º a 45s. Alexandre Montez (Seleção Portuguesa) foi 33º a 56s. João Martins e Lucas Lopes (Seleção Portuguesa) foram 38º e 40º, respetivamente, ambos a 1:01. Diogo Pinto (Seleção Portuguesa) foi 88º a 1:50 e José Bicho (Seleção Portuguesa) abandonou a corrida.

Kristian Egholm é o primeiro líder da classificação geral do Orlen Nations Grand Prix. Pietro Mattio é o primeiro líder da classificação da montanha e a Dinamarca é a melhor equipa.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Orlen Nations Grand Prix

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock