Iúri Leitão foi 3º na etapa 5 do Tour of Turkiye! Líder Tobias Lund Andresen voltou a vencer!
O dinamarquês Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich PostNL) venceu a quinta etapa do Tour of Turkiye, uma ligação de 177.9km entre Bodrum e Kusadasi, chegando à frente do seu colega de equipa, o neerlandês, Fabio Jakobsen. O português Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) levou um toque a 400 metros da meta, mas conseguiu fazer uma grande recuperação para ser 3º.
Fuga de 7 elementos com uma grande vantagem
A quinta etapa do Tour of Turkiye começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 160km do fim, Michal Pomorski e Konrad Czabok (Mazowsze Serce Polski), Antonio Polga (Team Novo Nordisk), Jacob Scott (REMBE Pro Cycling Team Sauerland), Genki Yamamoto (Kinan Racing Team), Mauro Verwilt (Tarteletto – Isorex) e Oliver Mattheis (Bike Aid) atacaram e formaram a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão.
A 133km do fim, na primeira contagem do dia, Mattheis foi o primeiro a passar no topo. 21km depois, na última subida categorizada do dia, o alemão conseguiu ser novamente o primeiro a passar no alto. A Team DSM-Firmenich PostNL impunha um ritmo tranquilo no pelotão e a vantagem dos fugitivos do dia aumentou para 6:15. A 89km do fim, no sprint bonificado do dia, Polga foi o mais forte. 12km depois, no sprint intermédio do dia, Czabok foi buscar a pontuação máxima.
Pelotão acelera, fuga parte e é alcançada
A Bora – Hansgrohe e a Astana Qazaqstan Team aumentaram o ritmo do pelotão e, a 26km da meta, a vantagem dos fugitivos do dia era de apenas 1:10. 3km depois, Czabok atacou e isolou-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Mattheis a ritmo conseguiu fazer a ponte para o polaco. Verwilt e Scott perseguiam os dois da frente, mas Pomorski, Yamamoto e Polga foram alcançados pelo pelotão.
A 11km da meta, os dois perseguidores conseguiram juntar-se ao duo da frente. 2km depois, Emir Uzun (Sakarya BB Pro Team) tentou sair do pelotão para se juntar ao quarteto da dianteira, mas foi rapidamente alcançado. Logo a seguir, Mattheis atacou e isolou-se na frente da corrida. A cerca de 7km da meta, os três perseguidores foram alcançados. 3km depois, Mattheis também acabou por ser alcançado.
Caótico final ao sprint com Team DSM-Firmenich PostNL e Iúri Leitão em destaque
Nos últimos kms, a corrida estava caótica com várias equipas a lutar pela frente do pelotão. Iúri Leitão estava a subir muito bem no grupo e estava bem posicionado para o sprint final. A 400 metros da meta, o português acabou por levar um toque de um ciclista da VF Group – Bardiani CSF – Faizanè. O pedal acabou por saltar a Iúri, mas rapidamente resolveu o problema e manteve-se na luta pela etapa.
Este toque acabou por provocar um ligeiro corte no grupo e Danny Van Poppel (Bora – Hansgrohe) tentou vencer com um sprint de longe e tinha Martijn Budding (TDT-Unibet) na sua roda. Tobias Lund Andresen começou a sprintar para fechar o espaço e para tentar lançar o sprint de Fabio Jakobsen que estava na sua roda. O dinamarquês fechou o espaço e passou Van Poppel e Budding e continuava com o neerlandês na sua roda. Jakobsen acabou por nem sair da roda do seu colega de equipa e acabou por dar assim mais uma vitória a Lund Andresen no Tour of Turkiye.
Depois do toque sofrido a 400 metros da meta, Iúri Leitão conseguiu fazer uma fantástica recuperação! O português fez um grande sprint e, nos últimos metros, passou Budding para conseguir assim fechar no pódio da etapa 5 do Tour of Turkiye.
Tobias Lund Andresen segue líder da classificação do Tour of Turkiye. Vinzent Dorn (Bike Aid) manteve a liderança da classificação da montanha e da classificação dos sprints intermédios. Giovanni Lonardi (Team Polti Kometa) segue líder da classificação por pontos e a Astana Qazaqstan Team é a melhor equipa.
Pódio da etapa 5 do Tour of Turkiye
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos