Elisa Longo Borghini no encalço da história na Liège-Bastogne-Liège!

Chegamos ao último monumento para o pelotão feminino, a Liège-Bastogne-Liège! A corrida promete um grande espetáculo com várias equipas a animar e a mexer na corrida. O pelotão é de luxo e conta com as principais estrelas do pelotão. Este ano, as três principais favoritas parecem estar bastante equilibradas e prometem uma grande luta pela vitória. O favoritismo ainda assim parece ser para Elisa Longo Borghini que procura fazer história na mítica clássica belga.

Em 2023, a vitória sorriu a Demi Vollering (Team SD Worx-Protime). A neerlandesa está presente para defender o seu título e tentar vencer pela terceira vez a Liège-Bastogne-Liège, mas não terá uma tarefa fácil pela frente.

Perfil

A 9ª edição da Liège-Bastogne-Liège feminina apresenta um percurso de 153km entre Bastogne e Liège. A corrida contará com 10 muros com o pelotão a atravessar um percurso de autêntico sobe e desce. As subidas mais difíceis surgirão já na fase final da corrida com o Côte de la Redoute, a 34km do fim, o Côte de la Roche-aux-Faucons, a 13.5km da meta. A partir daqui, e após a colina de Boncelles, as ciclistas descerão até à meta para discutir a vitória na clássica.

Tal como na corrida masculina, as condições climatéricas também poderão ter um grande impacto. O vento, o frio e a chuva deverão afetar bastante as ciclistas e poderá ajudar as ciclistas que se dão melhor nestas condições a conseguirem um grande resultado.

Perfil da Liège-Bastogne-Liège feminina
Perfil da Liège-Bastogne-Liège feminina

Favoritas

Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) parte como principal favorita para a Liège-Bastogne-Liège. Longo Borghini está em grande forma. A italiana já conquistou três monumentos, o Trofeo Alfredo Binda, a Ronde van Vlaanderen e a Paris-Roubaix. A Liège-Bastogne-Liège é o único que lhe falta e terá aqui uma grande oportunidade para sair com a vitória.

Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) e Katarzyna Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) são as maiores adversárias de Longo Borghini. Vollering ainda está na sua máxima força, mas está com boas pernas. A campeã neerlandesa dá-se bem na corrida e tem aqui uma boa chance para se estrear a vencer esta temporada. Niewiadoma regressou aos triunfos na La Fleche Wallonne. A polaca está super motivada e pode muito bem conquistar o seu segundo monumento no dia de hoje.

Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) e Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) são duas ciclistas que não podem ser esquecidas. Ambas estão num excelente nível esta temporada. As duas serão aquelas ciclistas que as principais favoritas tentaram descartar, pois sabem que ao sprint num grupo reduzido não terão mínima chance contra as duas.

Evita Muzic (FDJ-Suez) está a subir de forma. A jovem francesa fez uma bela La Fleche Wallonne e pode conseguir mais um belo resultado no dia de hoje. Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) e Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Team) tem se mostrado bastante consistentes este ano. As duas são ciclistas que se estiver bem são capazes de seguir com as melhores e de conseguirem estar na luta pelo pódio.

Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) parece ter regressado ao seu melhor nível. A neerlandesa tem conseguido ótimos resultados na sua estreia pela Fenix e tem aqui mais uma excelente corrida para conseguir um grande resultado. Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) ficou perto do pódio na última edição da Liège-Bastogne-Liège. A neerlandesa pode estar ao serviço de Vos, mas também pode ser mais uma carta da Visma para lutar pela vitória.

Nota ainda para Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek), Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime), Silvia Persico (UAE Team ADQ), Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) e Marta Cavalli e Amber Kraak (FDJ-Suez) que podem terminar entre as 10 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini
⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering e Katarzyna Niewiadoma
⭐⭐⭐ Marianne Vos, Lotte Kopecky e Evita Muzic
⭐⭐ Juliette Labous, Ashleigh Moolman-Pasio, Pauliena Rooijakkers e Riejanne Markus
⭐ Shirin Van Anrooij, Niamh Fisher-Black, Silvia Persico, Elise Chabbey, Marta Cavalli e Amber Kraak

Portugueses em prova

A corrida não contará com nenhuma portuguesa presente.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 15:55

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock