Liège-Bastogne-Liège: Pogacar vs Van der Poel, Round 2, Fight!

A Liège-Bastogne-Liège é o quarto monumento da temporada e fecha um ciclo importante, a temporada de clássicas. A “Velha Senhora” costuma trazer um grande espetáculo para os amantes do ciclismo e encerra o mítico trio das Ardenas. A corrida conta com um pelotão recheado estrelas, mas com dois nomes que se destacam dos demais. Tadej Pogacar e Mathieu Van der Poel terão aqui o seu segundo duelo da temporada! Qual dos dois será capaz de juntar mais um monumento aos seus palmarés.

Em 2023 e 2022, a vitória sorriu a Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). O campeão belga não estará presente para defender o seu título e fazer o hat-trick, por causa das lesões sofridas na grande queda da Itzulia Basque Country.

Perfil

A 110ª edição da Liège-Bastogne-Liège tem um percurso de 254km na cidade de Liège, com o pelotão a atravessar um percurso em constante sobe e desce, à exceção dos 2km finais planos, que serão toda uma exceção no traçado desta corrida. Pela frente os ciclistas terão 11 muros, destancando-se o Côte de la Redoute, a 34km do fim, e o Côte de la Roche-aux-Faucons, a 13.5km da chegada, após o qual apenas se sucederá a colina encadeada de Boncelles, e a descida para a meta.

As condições climatéricas poderão ter um grande impacto na corrida. As condições deverão ser semelhantes às da Fleche Wallonne com o frio, a chuva e o vento a afetarem bastante os ciclistas.

Perfil da Liège-Bastogne-Liège
Perfil da Liège-Bastogne-Liège

Favoritos

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para a Liège-Bastogne-Liège. O esloveno está em grande forma. Pogacar já venceu esta corrida em 2021 e tem aqui uma excelente chance para o fazer novamente. Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) é o maior adversário do esloveno. Van der Poel pretende juntar o monumento belga ao seu glorioso palmarés, mas não será nada fácil ser mais forte que Pogacar num percurso deste tipo.

Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) pode ter uma palavra a dizer. O britânico está a subir de forma e está bastante motivado com a vitória na Amstel Gold Race. O perfil é perfeito para as suas características e quem sabe se não pode ser hoje que conquista o seu primeiro monumento.

Maxim Van Gils (Lotto Dstny) tem sido uma das figuras da temporada. O belga está andar muito bem e tem mostrado ser consistente. Os muros são ao seu estilo e é bem capaz de estar de estar na luta pelo pódio. Dylan Teuns (Israel – Premier Tech) parece estar em boa forma. O belga também se dá bem neste tipo de corridas e pode estar na luta pelo pódio. Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) tem aqui uma ótima corrida para as suas características. O dinamarquês ser capaz de estar na luta pelo pódio, mas o tempo pode afetar o dinamarquês.

Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) também entrou bem em 2024. Vlasov já mostrou várias vezes que este tipo de muros são bons para si e pode ser mais um ciclista presente na luta pelo pódio. Tiesj Benoot (Team Visma | Lease a Bike) parece estar em pico de forma. O belga terminou três vezes no top10 nas últimas três Liège-Bastogne-Liège em que correu e quem sabe se não consegue o seu primeiro top5 ou top3.

Stephen Williams (Israel – Premier Tech) continua a mostrar o seu talento. O britânico está motivado com a vitória na La Fleche Wallonne e já demonstrou que neste tipo de condições climatéricas, é capaz de extrair o melhor de si. Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) está a fazer uma boa temporada a pesar de ter tido alguns azares. O colombiano fechou o pódio da última edição e pretende fazê-lo novamente este ano, mas não terá uma tarefa fácil pela frente.

Nota ainda para Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale), Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels), Tobias Johannessen (Uno-X Mobility), Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL), Wout Poels (Bahrain Victorios) e Marc Hirschi (UAE Team Emirates) que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Maxim Van Gils, Dylan Teuns e Mattias Skjelmose
⭐⭐ Aleksandr Vlasov, Tiesj Benoot, Stephen Williams e Santiago Buitrago
⭐ Benoit Cosnefroy, Kévin Vauquelin, Tobias Johannessen, Romain Bardet, Wout Poels e Marc Hirschi

Portugueses em prova

João Almeida (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #104.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport a partir das 11h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock