Fabio Jakobsen volta aos triunfos e é o primeiro líder do Tour of Turkiye!

O neerlandês Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) venceu a primeira etapa do Tour of Turkiye, uma ligação de 134.7km com partida e chegada em Antalya, batendo ao sprint os belgas Sasha Weemaes (Bingoal WB) e Simon Dehairs (Alpecin – Pimapen).

Fácil formação da fuga do dia

A primeira etapa do Tour of Turkiye começou com diversas tentativas de ataque com Marcel Camprubi (Q36.5 Pro Cycling Team), Jambaljamts Sainbayar (Burgos – BH), Filippo Ridolfo (Team Novo Nordisk), Julian Borresch (REMBE Pro Cycling Team Sauerland), Emre Yuca (Sakarya BB Pro Team), Aljaz Turk (Adria Mobil) e Tomasz Budzinski (Mazowsze Serce Polski) a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de mais de 2:00 sobre o pelotão.

A 85km do fim, no sprint bonificado do dia, Sainbayar foi o mais forte. 10km depois, Yuca deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão. A 64km do fim, Budzinski também cedeu e foi alcançado pelo pelotão. Os cinco da frente tinham pouco mais de 1:00 de vantagem sobre o pelotão.

Ciclista faz a ponte para a fuga que é alcançada antes dos últimos 20km

4km depois, Michal Pomorski (Mazowsze Serce Polski) e Mehmet Kanat (Spor Toto Cycling Team) atacaram e tentavam juntar-se ao quinteto da frente. A 57km do fim, Pomorski largou Kanat e juntou-se ao grupo da frente. 13km depois, na única contagem do dia, Pomorski foi o primeiro a passar no topo. Kanat não conseguiu juntar-se à fuga do dia e foi alcançado.

A 25km da meta, a diferença entre o grupo da frente e o pelotão era de apenas 40s. Logo a seguir, Pomorski atacou e foi apenas seguido por Sainbayar e Borresch. A 21km da meta, os três acabaram por ser alcançados pelo pelotão que era comandado pela Bora – Hansgrohe e a Team DSM-Firmenich PostNL. No único sprint intermédio do dia, Vinzent Dorn (Bike Aid) foi buscar a pontuação máxima.

Esperada chegada ao sprint com alguns favoritos fora do top10

Nos últimos kms, o ritmo era elevado e os sprinters lutavam pela frente do pelotão. Nos metros finais, foi o comboio da Alpecin – Pimapen que estava mais forte, mas foi Jakobsen que lançou o sprint final. O neerlandês acabou por não dar hipótese e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada e pela Team DSM-Firmenich PostNL na etapa 1 do Tour of Turkiye. Sasha Weemaes fez um belo sprint e conseguiu ser segundo. Simon Dehairs não estava bem colocado, mas fez um grande sprint para ser 3º.

Sam Welsford (Bora – Hansgrohe) foi apenas 12º e Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team) 15º.

O português Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) esteve ao serviço de Daniel Babor (Caja Rural – Seguros RGA) e foi apenas 90º.

Fabio Jakobsen é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos do Tour of Turkiye. Vinzent Dorn é o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios e Michal Pomorski é o primeiro líder da classificação da montanha. A Alpecin – Pimapen é a melhor equipa.

Fabio Jakobsen é o primeiro camisola azul do Tour of Turkiye (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)
Fabio Jakobsen é o primeiro camisola azul do Tour of Turkiye (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock